Ginastas brasileiros intensificam preparação para a Gymnaestrada

195 0

Da Redação – Mais de 600 brasileiros da modalidade Ginástica para Todos já estão se preparando para a 16ª edição do World Gymnaestrada, um dos mais importantes eventos do calendário da FIG (Federação Internacional de Ginástica) e que neste ano será realizado na cidade de Dornbirn, na Áustria, entre 7 e 13 de julho.

O Brasil participará com 24 grupos, reunindo um total de 623 ginastas. Estas equipes representam os estados do Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo.

A Ginastrada Mundial  é um grande evento que reúne mais de 20.000 participantes, de  mais de 50 nações sem qualquer tipo de competição e avaliação formal. Fundamentada nas outras atividades da ginástica (artística, rítmica, acrobática, aeróbica e trampolim), mas utiliza outros tipos de manifestações, como danças, expressões folclóricas e jogos.

“A Gymnaestrada é um dos poucos eventos apoiados por uma Federação Esportiva com caráter essencialmente participativo. É uma grande festa da ginástica. Mescla-se níveis técnicos, modalidades, gêneros e idades em prol de uma apresentação que toque o público e que confirma a Ginástica para Todos”, afirmou Michele Carbinato, coordenadora da Ginástica para Todos da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica).

Entre os grupos brasileiros que já tem participação confirmada na World Gymnaestrada, está o Get Flex, de Curitiba (PR), que é coordenado por Graciela Nadal. “Esse grupo usa fundamentos da ginástica rítmica, acoplado com acrobacias e danças. Eles se destacam pela originalidade e surpresa nas suas apresentações. Já estiveram uma vez no World Gymnaestrada e para este ano, estão preparando uma troca de roupas que irá surpreender a todos”, afirmou Michele.

Também estão confirmados no 16º World Gymnaestrada as seguintes equipes pelo Brasil: Gymnarteiros (CE); Cignus e Cignus Unati (GO); Adágio e Kerubins, Ballet Amoc (MS); PUC Minas (MG); Cia Gimnica da UEM (PR); Bússola Gym, Ginastas do Futuro, Ginástica Niterói, Laura Seixas, EGAM e Silvana Gym/INEC (RJ); Balançarte (RN); Cia Rosana Marques, Fundesporte Araraquara, Assedec, Abare, GGU Anima, GGU, Gymnusp, Lapegi Unicamp e Hípica Campinas (SP).

“Esse é o maior evento da Ginástica para Todos. É como se fosse os Jogos Olímpicos da modalidade, realizado de quatro em quatro anos. Trata-se de um espetáculo entre gerações e nações, com cunho não competitivo e que tem como propósito fortalecer a importância e os benefícios da prática esportiva na promoção da saúde física e mental”, comentou a presidente da CBG, Luciene Resende.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Ginastas brasileiros intensificam preparação para a Gymnaestrada"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *