Geraldo Alckmin acompanha concurso público de diretores de escola

685 0

Da Redação – O governador Geraldo Alckmin esteve neste domingo, 3, na E.E. Albino César, na Vila Mazzei (zona norte da capital), um dos locais onde foi realizada a prova objetiva do concurso público de diretores de escola. Ao todo, 44.322 candidatos se inscreveram para disputar as 1.878 vagas disponíveis. No local, Alckmin destacou que, a partir deste certame, os contratados vão fazer o novo curso específico de formação de diretores na Efap (Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Estado de São Paulo), onde receberão capacitação tanto pedagógica como prática.

“Hoje, a prova está ocorrendo em todo o Estado de São Paulo. Eles serão nomeados em novembro, já fazem a escolha e começam a trabalhar em dezembro. E com uma grande inovação, porque nos três anos posteriores todos vão fazer um curso de formação bastante prático de como gerir uma escola na Efap. Um bom diretor de escola faz toda a diferença”, acrescentou.

O governador explicou ainda que os novos diretores vão passar por estágio probatório de três anos e avaliação. “Não tem mais efetivação imediata. Só serão efetivados aqueles que passarem na avaliação depois de três anos”.

A seleção é válida a profissionais com tempo mínimo de oito anos no exercício do magistério e com diplomas de licenciatura plena de Pedagogia e/ou pós-graduação na área de Educação. Além do exame (composto por 70 questões múltipla escolha sobre conhecimentos gerais e conhecimentos específicos do cargo de diretor), títulos e experiência profissional do candidato também serão avaliados. A jornada de trabalho é de 40 horas e o salário inicial é de R$ 3.834,00.

A partir deste certame, a Secretaria da Educação estabeleceu mudanças durante o período probatório dos ingressantes. Ao longo de três anos, o profissional deverá participar do Curso Específico de Formação ministrado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo (Efap). O programa tem carga horária de 360 horas e é voltado às habilidades de gestão.

Estão previstas ainda avaliações anuais sobre comprometimento com as ações da rede estadual e a comunidade escolar, responsabilidade, produtividade, assiduidade e disciplina. O diretor cujo desempenho for considerado insatisfatório poderá perder o cargo.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Geraldo Alckmin acompanha concurso público de diretores de escola"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *