GCM de SBC faz ronda preventiva e prende criminoso no Taboão

239 0

Da Redação – Em ronda preventiva na Avenida Água Funda, no bairro Taboão, próximo à divisa com o município de Diadema, a Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo efetuou, na madrugada desta quarta-feira (12/09), a captura e o encaminhamento de criminoso que realizava furtos e assaltos na região. Na abordagem, foram encontrados celulares, carteiras com documentos, dinheiro e cartões, e até mochila com material escolar na posse do servente Jora da Costa e Silva Filho, de 53 anos, que confessou o crime.

Uma das vítimas foi localizada pela equipe da guarda que fazia o patrulhamento no local e ajudou na identificação do criminoso. O homem foi encaminhado ao 2º Distrito Policial, no bairro Rudge Ramos, onde vai responder por roubo. Jora acumula oito passagens pela polícia, por crimes como associação criminosa, lesão corporal, seqüestro e cárcere privado, extorsão, porte de armas, entre outros.

De acordo com o secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, Carlos Alberto dos Santos, a demanda por ações preventivas na região do bairro Taboão tem crescido nos últimos meses, em decorrência da forte migração de criminosos. “Para combater estas ocorrências, intensificamos muito o trabalho de segurança preventiva, por meio de rondas e direcionamento da equipe especializada da Romu. Apreensões como esta mostram que este trabalho traz resultados”, explicou.

Além do aumento no patrulhamento em regiões limítrofes à cidade vizinha, a inspetoria do Taboão foi uma das contemplada com novas viaturas e uma base móvel, o que tem contribuído para o reforço da segurança na região. O bairro é ainda um dos principais focos da operação Noite Tranquila, deflagrada semanalmente pela GCM, para coibir festas irregulares e pancadões.

Melhorias – Desde o ano passado, uma série de melhorias foram implementadas na estrutura de trabalho da GCM, o que reflete no serviço de segurança urbana prestado. Exemplo disso foi a sanção da mudança do sistema de contratação da Guarda Civil Municipal (GCM) do regime celetista para o estatutário, atendendo uma antiga demanda da categoria.

Além disso, a Prefeitura já investiu na compra de novos armamentos, mais modernos em substituição aos equipamentos antigos que vinham sendo utilizados na corporação. Também foram instalados sistemas de geolocalização em parte da frota, facilitando o deslocamento das equipes aos locais de ocorrência. Também foram inauguradas novas bases e inspetorias em diversos bairros, com melhores estruturas para o trabalho da guarda.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on " GCM de SBC faz ronda preventiva e prende criminoso no Taboão"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *