GCM de Diadema normatiza perseguições e divulga balanço do final de semana

41 0

Da Redação – Para evitar risco à integridade física de moradores, transeuntes e dos próprios Guardas Civis Municipais (GCMs), a Secretaria de Defesa Social de Diadema publicou portaria definindo regras para perseguições de carros e motos suspeitas. De acordo com a pasta, nesses casos é importante que as viaturas repassem à Central de Operações os dados desse veículo suspeito, imediatamente.

De acordo com a Secretaria de Defesa Social de Diadema, a nova portaria serve apenas para confirmar e explicitar, oficialmente, o que já era de conhecimento interno dos GCMs.

“A questão da perseguição de veículos e motos é tão perigosa e delicada que até a própria PM, que tem função ostensiva e repressiva, não recomenda. Infelizmente, a maioria dessas ocorrências não termina bem”, explica o secretário de Defesa Social de Diadema, Benedito Domingos Mariano. “É sempre bom lembrar que a PM tem um papel e a GCM tem outro, que é de caráter preventivo e comunitário. Mas ambos se complementam, além de serem necessários e importantes para garantir e melhorar a segurança pública de Diadema”, completa o secretário.

O titular da Secretaria de Defesa Social de Diadema ressalta que as ações estratégicas da GCM são traçadas de modo integrado às da PM e da Polícia Civil, de forma colaborativa para redução dos índices de criminalidade. “A Prefeitura também quer investir em tecnologia para melhorar a segurança da cidade. Infelizmente, a gestão anterior acabou com as câmeras de videomonitoramento, mas agora a nossa prioridade é modernizar e reativar esse sistema de vigilância”, promete o secretário Benedito Mariano.

Final de semana: GCM impede pancadões, faz 217 vistorias e apreensões de veículos

Mais uma vez, a GCM dedicou seu final de semana para que moradores da cidade tivessem mais tranquilidade e segurança. Novamente, os GCMs ocuparam e impediram a ocorrência de pancadões no Morro do Samba, Conjunto Júpiter/Piratininga, no bairro Serraria, e no Núcleo Gazuza, na região do Casa Grande.

Convém destacar que o enfrentamento dos pancadões, que conta com o apoio da PM e da Polícia Civil, além de melhorar a segurança pública, contribui para evitar ainda mais a propagação da pandemia na cidade. Por isso, nas operações, as equipes da GCM também orientam residências e comércios que não estejam cumprindo as regras de restrição.

Segundo o balanço da Operação Paz e Proteção, a GCM realizou um total de 217 vistorias/abordagens de automóveis, motos e pessoas; resultando na apreensão de quatro motocicletas e dois carros; e, ainda, na emissão de 19 AITs (Auto de Infração de Trânsito). Com mais de 90 GCMs, a ação, que ocorreu sempre no período da noite, começou no final da tarde de sexta, 16/4, e terminou na manhã de hoje, 19/4.

“Além da ação noturna, a GCM fez uma operação extra na rua dos Botocudos, no Morro do Samba, contra perturbação do sossego, durante toda a tarde deste domingo, resultando no recolhimento ao pátio de dois automóveis e quatro motocicletas”, explicou o Comandante GCM Antonio Fonseca. “O resultado final foi gratificante, pois a comunidade ficou satisfeita com a GCM e os infratores devidamente penalizados, conforme o Código de Trânsito”, sentenciou o Comandante.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "GCM de Diadema normatiza perseguições e divulga balanço do final de semana"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *