Fundo Social resgata ações beneficentes e parcerias com iniciativa privada

5447 0

Texto: Vivian Rossi – Foto: Ricardo Cassin

Da Redação – No primeiro ano de gestão da primeira-dama Carla Morando à frente da presidência do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de São Bernardo, a população pode perceber o resgate de ações beneficentes já tradicionais como a Campanha do Agasalho, que obteve recorde de arrecadação, com 138 mil doações, e outras inovadoras como o programa “Adote uma Entidade”, em que a Pasta desburocratizou a solidariedade e uniu a vontade de quem gosta de ajudar, com as necessidades dos que mais precisam.

Logo que assumiu o FSS, Carla comandou o 1° Chá de Inverno, realizado na Pinacoteca Municipal, e recebeu cerca de 120 pessoas, com o intuito de valorizar o patrimônio público da cidade, sem custos aos cofres públicos e arrecadação integral destinadas às entidades sociais cadastradas.

Entre vestuários, calçados e cobertores, foram 138.952 mil peças arrecadadas, 80 entidades sociais assistidas e sete unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) contempladas, contabilizando um recorde, com arrecadação três vezes maior do que a meta estipulada para a Campanha do Agasalho de 2017. A campanha foi o primeiro grande desafio da presidente à frente do Fundo Social. A meta de 50 mil peças foi atingida após três semanas da ação, ainda em julho.

A história de São Bernardo, durante os 464 anos desde a sua fundação, foi celebrada com o Jantar de Aniversário da cidade, no Pavilhão e Estúdio Vera Cruz. Foram 740 convites vendidos e 900 convidados, recebidos pela primeira-dama Carla Morando e pelo prefeito Orlando Morando, na noite de 19 de agosto, em um dos famosos estúdios de cinema, de projeção e referência nacional. À época de 1950, o espaço foi palco das filmagens Amácio Mazzaropi (1912-1981) e voltou a ser administrado pela Prefeitura nesta gestão.

O Jantar relançou a Orquestra Filarmônica Municipal e anunciou o projeto da Orquestra Filarmônica Mirim, que se apresentará nas comemorações do ano que vem.

Em parceira com o Governo do Estado, São Bernardo tornou-se um dos Polos Regionais da Padaria Artesanal, instalado na sede da Fundação Criança do Parque São Bernardo, que oferece gratuitamente desde novembro, o curso de qualificação profissional de Padaria Artesanal, Colomba Pascal e Panetone, Cookies e Tortas, entre outros itens. O curso de Construção Civil, com especialização em pedreiro e assentador de pisos e azulejos, também é oferecido no local.

No mês de outubro, por meio da Campanha do Brinquedo, realizada de forma participativa, 3.000 crianças de 32 entidades sociais municipais receberam brinquedos doados por crianças de 19 escolas particulares, despertando a cidadania e o amor ao próximo, já na infância.

Em ação pioneira para a história da cidade, a Pasta envolveu 38 empresários da cidade na doação de uma festa completa de 15 anos para seis meninas que completaram a idade em 2017, moradoras de acolhimentos municipais.

Ao longo do ano, eventos com apoio do Fundo Social e demais secretarias municipais arrecadaram alimentos para o Banco de Alimentos Municipal. Demais produtos, como kits de higiene pessoal, foram distribuídos às gestantes do Hospital Municipal Universitário, coletados no evento da Zumba Solidária, realizado no Parque da Juventude. A última arrecadação de alimentos promovida pelo FSS, denominada “Natal Solidário”, angariou mais de uma tonelada de alimentos em apenas um único dia, em parceria com a rede de supermercados Carrefour.

Com o objetivo de desburocratizar o serviço social realizado pelo FSS, durante todo o ano, o programa “Adote uma Entidade” aproximou pessoas, entidades sociais e o setor privado, com o poder público apenas como elo desta nova relação. A Casa São Vicente de Paulo foi escolhida pela Bombril para receber os produtos de limpeza e higiene produzidos da empresa, gerando economia de aproximadamente R$ 8 mil por mês para a entidade.

Para valorizar e reconhecer aqueles que estiveram ao lado da Administração neste primeiro ano de resgate do serviço social na cidade, 55 parceiros do Fundo Social foram homenageados com o “Selo Solidariedade SBC” pelo trabalho social desenvolvido no município.

“Foi um ano de muita mobilização pessoal, pedi muito, mas recebi muito mais em troca, isso para mim foi o mais gratificante. Estamos desenvolvendo um novo modelo de gestão do Fundo, de forma a tornar o trabalho mais dinâmico, menos moroso. Olhando para trás, após este primeiro ano, entendo que estamos no caminho certo, o que me motiva a seguir em frente e aceitar novos desafios para o ano que vem”, avaliou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo, Carla Morando.

Para 2018, além de dar continuidade aos projetos lançados em 2017, como o “Adote uma Entidade” e o “Selo de Solidariedade SBC”, a presidente do Fundo, Carla Morando fará uma campanha de incentivo e ampliação de divulgação para que pessoas físicas e jurídicas possam destinar parte do Imposto de Renda para fins sociais junto ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de São Bernardo do Campo, sem que o doador pague nada a mais por isso, além do pré-estabelecido pela Receita Federal.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Fundo Social resgata ações beneficentes e parcerias com iniciativa privada"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *