Fundação Pró-Memória finaliza projeto Era uma vez uma escola…

513 0

Da Redação – Nesta quinta-feira (24/11), a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul irá concluir o projeto Era uma vez uma escola…, que teve início em 2014. A última escola contemplada será a EMI (Escola Municipal Integrada) Fernando Pessoa. O encontro será realizado a partir das 16h, na própria unidade escolar (Rua Flórida, n° 525, Bairro Barcelona) e será aberta à comunidade unicamente nesse dia.

O objetivo do Era uma vez uma escola… foi retratar a história de todas EMIs e EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) de São Caetano do Sul, por meio de exposição fotográfica, que fica permanentemente no local, exibição de vídeo com entrevistas de funcionários e mostra virtual, que é publicada no site da Pró-Memória (www.fpm.org.br).

Patrono – O patrono da EMI é o escritor, filósofo e poeta português Fernando Antônio Nogueira Pessoa, conhecido popularmente como Fernando Pessoa. Ele nasceu no dia 13 de junho de 1888, em Lisboa (Portugal), e faleceu no dia 30 de novembro de 1935, também em Lisboa.

Sua vida literária teve início em 1913 com as publicações de seus ensaios críticos sobre poesia portuguesa na revista A Águia. Nessa época, envolveu-se com o mundo das modernas correntes literárias por meio dos poetas José de Almada Negreiros e Mário de Sá Carneiro. Mais tarde, em 1927, uma nova geração de poetas portugueses, entre eles, José Régio e Adolfo Monteiro, o descobriu e convidou-o para escrever na revista Presença, que iniciou o processo de valorização de sua obra, que se tornou tão importante na história da literatura.

Dos quatro trabalhos que publicou em vida, três são de língua inglesa. Fernando Pessoa também traduziu várias obras, incluindo produções de Shakespeare e Edgar Allan Poe. Enquanto poeta, escreveu sob múltiplas personalidades – os conhecidos heterônimos -, como Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Fundação Pró-Memória finaliza projeto Era uma vez uma escola…"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *