Fundação CASA inscreve 4061 jovens no Encceja

807 0

Da Redação – Os adolescentes que cumprem medida de internação nos centros da Fundação CASA se preparam para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional), que será realizado até hoje (25). No total, 4061 alunos estão inscritos para a prova, sendo 3050 do Ensino Fundamental e 1011 do Ensino Médio.

O Encceja é uma avaliação para aferição de competências, habilidades e saberes de jovens e adultos em nível de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio para fins de correção do fluxo escolar.

Dentre os adolescentes que chegam na Fundação CASA, 94,63% não possuem a série condizente com a idade que têm. De acordo com a gerente pedagógica da instituição, Neuza Flores, os dados são essenciais para mostrar que é preciso desenvolver mecanismos para evitar que os meninos abandonem o estudo. “A busca ativa desse aluno é essencial, além disso, as escolas precisam ser mais atrativas para os garotos”, lembrou Neuza.

Atualmente, 7417 jovens cumprem medida de internação na Fundação CASA. As provas do Encceja serão aplicadas em 118 centros socioeducativos de internação.

Haverá testes objetivos e redação que avaliarão as áreas de conhecimento. Para o Ensino Fundamental, serão testes de ciências naturais, história e geografia, língua portuguesa, estrangeira, artes, educação física e matemática. Já para o Ensino Médio, as provas serão de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação, Matemática e suas Tecnologias. Para tentar conseguir o certificado do ensino fundamental, o jovem deve ter, no mínimo, 15 anos. Já no ensino médio, é preciso ter a partir de 18 anos.

O candidato deve fazer, no mínimo 100 pontos em cada área de conhecimento. Na redação, a nota mínima é de 5 pontos em um total de 10. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é o órgão responsável pela a aplicação das avaliações do Encceja.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Fundação CASA inscreve 4061 jovens no Encceja"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *