Funarte lança nesta sexta (18) ‘Gesto Flamenco’, de Daniele Zill

1322 0

​​​​​​​Publicação sobre o universo da cultura flamenca será apresentada no canal da Fundação no Youtube em um bate-papo com a autora

Da Redação – ​​​​​​​A Fundação Nacional de Artes – Funarte, por meio de sua Gerência de Edições, lança, nesta sexta-feira, 18 de dezembro, o livro da bailarina, coreógrafa e pesquisadora de movimento Daniele Zill. O lançamento será às 17h, em um bate-papo gravado entre a autora e os representantes da Fundação: Fabiano Carneiro, coordenador de Dança, José Maurício Moreira, gerente de Edições, e Carlos Drummond, servidor do setor – no canal da Funarte no Youtube, www.youtube.com/funarte

Com 144 páginas, é fruto de uma imersão de longa data da intérprete em dança, com foco no flamenco. Vem contribuir para a reflexão, a memória e o pensamento crítico no campo das artes cênicas, da dança, da performance e, especificamente, da dança flamenca. Na obra, Daniele investiga o fascinante universo da cultura flamenca a partir do premiado espetáculo Las Cuatro Esquinas, da Companhia de Flamenco Del Puerto.

Com uma linguagem acessível ao grande público e uma visão privilegiada, que une experiências práticas nessa dança, música e fisioterapia, a autora revela em palavras a força expressiva habitada nas minúcias, nos movimentos e nas atitudes corporais que transpiram as particularidades do gesto flamenco. Daniele leva em consideração a complexidade da dança flamenca em relação à música instrumental, ao canto, aos figurinos, aos objetos cênicos e, finalmente, à encenação, à obra.

Na opinião de Fabiano Carneiro, coordenador de Dança do Centro de Artes Cênicas (Ceacen) – Funarte, ao lançar esse livro, a instituição faz uma contribuição de extrema importância para a dança nacional. “Esse livro contempla um segmento específico, que é a dança flamenca, no qual o campo de estudo ainda está pouco desenvolvido. A obra vai ao encontro das políticas estabelecidas pela Coordenação de Dança, ao longo dos últimos anos, no que tange a abrangência e descentralização, incentivando e construindo possibilidades para a cidadania”, afirma o gestor.

Sobre a autora

Pesquisadora do movimento e das artes da cena, com ênfase nos estudos do corpo (análise do movimento, gesto flamenco) cultura e interdisciplinaridade. Atua como bailarina, bailarina/intérprete, coreógrafa e produtora da Companhia de Flamenco Del Puerto, e como professora do ensino regular de dança e música na mesma escola, da qual também é diretora geral.

Foi premiada com Melhor Espetáculo (2012, 2008, 2007) e Melhor Produção (2012, 2016) no Prêmio Açorianos de Dança/RS e indicada a Melhor Atriz no Prêmio Tibicuera de Teatro Infanto-juvenil 2016. Graduada em Fisioterapia (ULBRA/2001), especialista em Acupuntura Chinesa (2003) e Reeducação Postural Global (2004) e formação conservatorial em Música – Piano (1995), bolsista CAPES de 2015 a 2017 e mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFRGS (2017).

Serviço – Lançamento do livro, de Daniele Zill. Bate-papo com a autora: dia 18 de dezembro (sexta-feira), às 17h. Acesso gratuito, no canal: www.youtube.com/funarte

Edições Funarte

Ano: 2020

Número de páginas: 144

Formato: 21×21 cm

Acabamento: Brochura

ISBN 978-65-5845-000-9

Encomendas para todo o Brasil

Livraria Mário de Andrade (Funarte): livraria@funarte.gov.br

Preço: R$ 40,00

Mais informações para o público: edicoes@funarte.gov.br

Outras ações e editais da Funarte: www.funarte.gov.br

Realização

Fundação Nacional de Artes – Funarte | Centro de Programas Integrados | Gerência de Edições

Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo

Governo Federal

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Funarte lança nesta sexta (18) ‘Gesto Flamenco’, de Daniele Zill"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *