Frente de Trabalho ajuda moradora da Vila Ferreira a dar uma guinada em sua vida

593 0

Da Redação – Uma porta aberta para o futuro. Com essa frase Ivanilda Maria de Almeida, 34 anos, da Vila Ferreira, resumiu a guinada em sua vida nos dois últimos anos após ter sido selecionada, no final de 2013, para uma vaga no Programa Oportunidades, da Frente Municipal de Trabalho da Prefeitura de São Bernardo do Campo.

Solteira e mãe de três filhos (Eduarda 13 anos, Iann, 11, e Alana, 8),  ela avalia que a oportunidade resultou em algo maior que a geração de renda, visto que estava desempregada havia mais de um ano. “O desemprego baixa nossa autoestima. Com três filhos pequenos a vida fica muito difícil. Não tinha dinheiro nem ânimo para ir atrás de trabalho. Com essa chance (na Frente de Trabalho) as coisas começaram a mudar. Fiquei animada e disposta a buscar um futuro melhor para mim e meus filhos.”

Hoje Ivanilda trabalha como auxiliar administrativa no Serviço de Acompanhamento de Condicionalidade do Departamento de Política de Assistência Social – faz, entre outras tarefas, o controle da folha de ponto dos que atuam na Frente de Trabalho – e traça planos para o futuro. “Fiz inscrição no concurso para assistente técnico legislativo da Câmara Municipal e espero passar. Vou estudar bastante.”

Como a retomada dos estudos – nos casos de quem ainda não concluiu o ensino médio ou fundamental – e participação em cursos de qualificação oferecidos pela Administração é um dos requisitos para participar da Frente de Trabalho, Ivanilda voltou à sala de aula. “Fiz um curso técnico na área de Segurança do Trabalho, por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), do governo federal, e penso um dia, quando as crianças estiverem maiores, cursar uma universidade.”

Vagas Abertas – No momento, 450 pessoas participam da Frente de Trabalho. No último dia 16 a Prefeitura abriu inscrições para preencher 700 vagas (350 homens e 350 mulheres). O interessado deve ser brasileiro ou naturalizado, estar em gozo dos seus direitos civis, políticos e eleitorais, não receber proventos na forma de aposentadoria ou pensão de qualquer regime previdenciário e preencher os seguintes critérios: residir no município há pelo menos dois anos, estar desempregado, possuir entre 18 e 64 anos, ou ser adulto em situação de rua. As inscrições terminam dia 7 de dezembro.

As datas, horários, regiões, bairros e locais de inscrição estão disponíveis no edital, no site da Prefeitura: www.saobernardo.sp.gov.br. Para abrir o edital (02/2015) basta clicar no link “Notícias” e depois no ícone “Imprensa Oficial” e acessar a edição número 1.853, do dia 6 de novembro, do jornal Notícias do Município (página 4). O telefone para mais informações é 4126-3715.

A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, com todos os direitos trabalhistas assegurados pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). A remuneração mensal é de um salário mínimo. Os contratados receberão auxílio-alimentação e auxílio-transporte, além de uma cesta de alimentos por mês, condicionada à assiduidade no trabalho, no valor mensal de R$ 60.

A seleção se dará por critérios socioeconômicos. A medida visa a criação de oportunidades de trabalho e renda para os candidatos que se enquadram nos critérios definidos pelo edital. Durante a vigência do contrato de trabalho (por um ano, renovável por igual período), os selecionados passarão por curso de qualificação profissional oferecido pela Secretaria de Educação.

O interessado deverá se inscrever apenas no local mais próximo de sua residência. Estarão sujeitas a cancelamento as inscrições em duplicidade. Quem não realizar a inscrição no local mais próximo de sua residência poderá fazê-lo no posto de inscrição da Região 1 (Avenida Redenção, 271, Centro), desde que compareça nos dias e horários reservados à distribuição de senha.

As inscrições serão realizadas da seguinte forma: das 8h às 9h, entrega de senha contendo o dia e horário para a realização da inscrição; das 9h às 17h, realização da inscrição no mesmo local de retirada de senha com o dia e horários marcados. Excepcionalmente, nos dias 16 e 24 de novembro e 1º de dezembro, a entrega das senhas será das 10h às 10h. Nos dias 23 e 30 de novembro e 7 de dezembro não haverá distribuição de senhas.

Para a retirada da senha e realização de inscrição é necessária a apresentação do original dos seguintes documentos com foto: Carteira de Identidade (Registro Geral – RG) ou Carteira Nacional de Habilitação com foto (CNH “nova”) ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. Os documentos deverão estar em perfeito estado de conservação de forma a permitir a clara identificação do interessado.

Não serão aceitos protocolos nem cópias dos documentos citados, ainda que autenticadas, ou quaisquer outros documentos diferentes dos solicitados, inclusive boletim de ocorrência ou carteira funcional de ordem pública ou privada.

Após a retirada da senha, o interessado deverá comparecer com os documentos pedidos no local, dia e horário agendados para efetuar sua inscrição. O interessado que se atrasar por mais de 15 minutos além do horário marcado em sua senha ou comparecer em dia diverso não poderá ser atendido, sendo a senha invalidada para quaisquer finalidades. O candidato só poderá retirar nova senha na hipótese de viabilidade de inscrição no local mais próximo a sua residência.

A senha para inscrição é pessoal e intransferível. A inscrição deverá ser feita pessoalmente pelo interessado. Não será aceita inscrição condicional, por procuração, por via postal ou qualquer outro meio.

A inscrição implicará no conhecimento e na aceitação, por parte do interessado, das condições da seleção pública estabelecidas no edital e das normas estabelecidas pela Lei Municipal nº 6.033, de 15 de abril de 2010, bem como das demais normas legais pertinentes.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Frente de Trabalho ajuda moradora da Vila Ferreira a dar uma guinada em sua vida"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *