Fórum Paulista de Mobilidade debate impacto da pandemia no transporte

83 0
Evento tem o Consórcio ABC como anfitrião e reuniu secretários municipais, técnicos e especialistas, além de empresas privadas

Texto: Rodolfo Albiero (CIGABC) – Crédito-foto: Divulgação/CIGABC)

Da Redação – O primeiro dia da 77ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade, realizado nesta quinta-feira (11/3), teve entre seus principais destaques o debate sobre o impacto da pandemia no transporte coletivo após um ano da decretação da quarentena. O evento teve o Consórcio Intermunicipal Grande ABC como anfitrião.

O tema foi discutido em um painel moderado pelo secretário de Mobilidade Urbana de São José dos Campos, Paulo Guimarães, com participação do  secretário-executivo da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Gilberto Perre; do presidente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Otávio Vieira da Cunha Filho; do secretário-executivo do Consórcio ABC, Acacio Miranda, do secretário de Transportes de Campinas, Vinicius Riverete; e do coordenador Executivo de Mobilidade Urbana de Araraquara, Nilson Carneiro.

O secretário-executivo do Consórcio ABC explicou que as decisões da entidade regional para o transporte público, assim como ocorreu em outras áreas, foram tomadas de forma colegiada e com base em critérios técnicos.

Durante período emergencial, o Consórcio ABC serviu como mecanismo para que o maior número de pessoas fossem ouvidas e decisões relacionadas ao transporte fossem tomadas com melhor balizamento técnico e com melhor capacidade de gestão”, disse Acacio Miranda.

O painel tratou ainda da importância projeto de lei (PL) 3364/2020, que propunha um auxílio emergencial de R$ 4 bilhões para sistemas de transportes em cidades acima de 200 mil habitantes. A iniciativa foi vetada pelo presidente Jair Bolsonaro em dezembro do ano passado.

O encontro também abordou programas e projetos governamentais para área de Mobilidade Urbana, com falas do secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano; da coordenadora-geral de Gestão de Empreendimentos do Ministério Desenvolvimento regional, Carolina Cavalcanti; e do presidente do Detran-SP, Ernesto Mascellani Neto.

A 77ª Reunião do Fórum Paulista prossegue nesta sexta-feira (12/3). O evento é organizado pela secretaria executiva do Fórum Paulista e pela Organizadora de Eventos para Mobilidade Urbana, tendo o Consórcio ABC como parceiro na realização e apoio da Secretaria Estadual de Logística e Transporte.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Fórum Paulista de Mobilidade debate impacto da pandemia no transporte"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *