Flamengo vence São Paulo e se sagra campeão da Copa Super 8 – 2020/21

57 0

Com último quarto apertado, Flamengo consegue virada e conquista o bicampeonato do Super 8

Da Redação – Solta o grito, torcedor rubro-negro: o Flamengo é campeão da Copa Super 8 2020/2021. A equipe carioca bateu o São Paulo na finalíssima pelo placar de 79 a 71 e conquistou seu segundo título na história da competição, que chegou nesta temporada em sua terceira edição.

Estatísticas completas da partida

Para Franco Balbi, grande nome do Flamengo no jogo com 16 pontos e 13 rebotes, estar disputando finais em sequência nas últimas temporadas contribuiu para o resultado positivo nesta edição da Copa Super 8.

“Toda temporada estamos chegando em finais e isso vai dando experiência, mesmo jogando contra um time muito bom como o São Paulo, que já tinha ganhado da gente. Continuamos focados no jogo, mesmo estando atrás do placar. Isso é trabalho também e trabalhamos forte toda a semana, todos os dias para conquistar coisas. Esse último quarto é o reflexo do Flamengo dentro da quadra”, disse o armador.

+DNA campeão: Flamengo dá a volta por cima após 2 vices e ressalta “casca” vencedora 

O jogo

O caminho para a conquista não foi fácil e, assim como todos esperavam, o jogo contra o Tricolor do Morumbi foi quente do início ao fim. Ainda no primeiro quarto, quem começou com o domínio foi o São Paulo, que logo de cara imprimiu um ótimo ritmo e anotou uma corrida de 11 a 0 no Flamengo. A equipe rubro-negra acordou e correu atrás do prejuízo, encerrando o período com apenas quatro pontos de desvantagem no placar – 15 a 19.

O armador Franco Balbi foi um dos grandes nomes dessa reação e já no primeiro quarto anotou sete pontos e pegou seis rebotes, contribuindo nos dois lados da quadra com um ritmo forte.

No segundo quarto o São Paulo voltou bem e, sob o comando de Georginho, com nove pontos no período, conseguiu ir para o intervalo na frente do placar – 36 x 41. Neste momento da partida, o Tricolor do Morumbi comandava as ações ofensivas e, de forma eficiente, conseguia anular bem o volume de jogo do Flamengo, limitando Balbi (4 pontos), Léo Demétrio (6 pontos), Marquinhos (3 pontos), Hettsheimeir (3 pontos) e outros grandes nomes a poucos pontos durante o quarto.

Após o intervalo, o Flamengo não conseguiu a virada e a tônica seguiu a mesma do primeiro tempo do jogo, com o São Paulo na frente, conseguindo pontuar bem e mantendo a vantagem que, ao no final do 3º quarto, era de dez pontos.

Um dos grandes responsáveis por frear o ímpeto flamenguista no 3º período foi o ala norte-americano Shamell, que anotou 14 pontos no quarto. Com isso, o jogador que até o intervalo havia anotado apenas cinco pontos, fechou o 3º quarto com 19 na conta.

Até esta altura da partida, o São Paulo caminhava rumo ao título, com um jogo consistente nos dois lados da quadra, conseguindo pontuar e frear o volume de jogo do Flamengo. Mas aí, no último quarto, a estrela de Olivinha brilhou e tudo mudou.

Se Shamell, pelo São Paulo, foi o cara do 3º quarto, Olivinha doutrinou no último período com expressivos 14 pontos nos últimos dez minutos de jogo. Além disso, o jogador se destacou nos rebotes pegos, que foram três e todos na tábua ofensiva, sendo um deles em um momento crucial da partida. 

“Somos parceiros dentro e fora de quadra”: disse o herói Balbi

Além da boa atuação de Olivinha, vale destacar como o armador argentino Franco Balbi foi essencial nos dez minutos finais que decidiram o título. O jogador saiu de quadra no último período com apenas três pontos e dando a entender, para quem olha somente a estatística, que a atuação foi abaixo. Mas não, Balbi foi extremamente importante em rebotes pegos (cinco no período) e também com uma bola de três pontos convertida extremamente “clutch”, que aumentou a vantagem do Flamengo sobre o São Paulo em cinco pontos faltando apenas 23 segundos para o fim.

E não deu outra, o Flamengo conseguiu ganhar o último quarto por expressivos 28 a 10, venceu a partida e conquistou o título da Copa Super 8 2020/2021 de forma sublime.

The King!

Olivinha, pela grande atuação e a sequência na competição, ficou com o posto de King Of The Cup (MVP) da Copa Super 8. O jogador teve médias no Super 8 de 15,3 pontos, 8,3 rebotes e 17,0 de eficiência, além dos 19 pontos e sete rebotes no confronto com o São Paulo.

King of The Cup: Olivinha fatura troféu de MVP da Copa Super 8

“A gente sabe que quando chegamos no último quarto, com dez pontos atrás de diferença, tínhamos que fazer algo a mais, algo de diferente do que vínhamos fazendo nos três quartos anteriores e isso deu certo. A equipe ficou com um foco muito grande, aceleramos bastante o jogo, no último quarto tivemos um ótimo aproveitamento no ataque, conseguimos acertar algumas defesas e a equipe está de parabéns pelo trabalho que foi feito”, finalizou Olivinha, eleito King Of The Cup (MVP) da Copa Super 8 2020/2021.

Alma lavada

Para Gustavo De Conti, o título da Copa Super 8 veio para consagrar um ótimo trabalho com o Flamengo, que chega em quase todas as finais das competições que disputa.

“É uma sensação muito boa, principalmente depois das nossas duas últimas finais, em que fomos vice-campeões da última Copa Super 8 e mais recentemente da Champions League. Isso mostra duas coisas: a primeira é que a gente está chegando em todas as competições. Fomos a todas as finais de todos os campeonatos, com exceção da Sul-Americana. É importante chegar, mas também é muito importante ganhar. Isso nos deixa marcados no clube, consagrada o time e todos ficam felizes. Estava na hora. Estávamos precisando muito”, disse De Conti.

Agora, o rubro-negro já acumula dois títulos da competição em três edições disputadas, se firmando como o maior vencedor da história torneio.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, Betmotion, IMG Arena e Genius Sports.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Flamengo vence São Paulo e se sagra campeão da Copa Super 8 – 2020/21"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *