Flamengo e São Paulo decidem a Copa Super 8 neste sábado

56 0

ESPN, DAZN e TV Cultura exibirão clássico entre Flamengo e São Paulo, que apontará quem ficará com vaga na Basketball Champions League Américas

Da Redação – A grande decisão da Copa Super 8 2020/2021 está chegando! Neste sábado (23/01) no Ginásio Antônio Prado Jr, às 16 horas, com transmissão simultânea na ESPN, DAZN e TV Cultura, Flamengo e São Paulo FC decidirão o grande título da competição, que dará ao campeão uma vaga na Basketball Champions League Americas da próxima temporada.

Indo para sua terceira final de Copa Super 8 em três anos, o ala rubro-negro Marquinhos destacou a particularidade dessa decisão sem público devido à Covid-19. MVP da edição 2018 do torneio, ele também revelou uma motivação a mais por jogar a decisão contra o o rival São Paulo, que venceu o Flamengo nas duas oportunidades que teve. 

“Quando tive a oportunidade de vestir essa camisa pensei: ‘quero viver tudo que um atleta pode viver com essa camisa’. Graças a Deus, em minha nona temporada aqui, passei por tudo e tenho mais um momento único que é jogar uma final sem público. Nunca pensei que isso aconteceria e acarreta demais no ponto de tirar uma motivação de onde não tem, no momento que você olha para a torcida e vê o torcedor lá te incentivando. É muito difícil sem isso. Mas por outro lado tem a parte do clássico, de você não querer perder. Jogamos duas vezes contra o São Paulo, contando com a temporada passada, e perdemos as duas. Isso nos dá uma motivação a mais”, disse Marquinhos.

Já Georginho, que foi eleito o King of The Season da última temporada do NBB, afirmou que chegar a finais e conquistar títulos darão ao São Paulo a notoriedade que o projeto do basquete clube merece.

“O São Paulo é um time novo no basquete profissional e apesar de todo mundo falar que são dois times grandes, times grandes de camisa, o São Paulo principalmente, tem mais tradição no futebol. Estamos tentando levar essa notoriedade também para o basquete e a conquista de um título é muito importante para isso. Na verdade é o principal para o nosso time ser considerado excelente. Queremos fazer história dentro do clube e a única maneira disso acontecer é passando por finais, chegando em lugares que poucos times chegaram”, falou Georginho, que também participou do Podcast oficial do NBB.

Para chegar até a final, ambas equipes travaram duras batalhas, desde o primeiro turno da competição até as vitórias que os levaram a finalíssima do torneio. Confira um pouco da trajetória dos clubes:

O caminho do Flamengo

O Flamengo teve uma ótima campanha no primeiro turno do NBB e encerrando a primeira etapa da competição na 2ª colocação, com 13 vitórias em um universo de 15 jogos – 86,7% de aproveitamento.

Tabela de classificação do NBB 2020/2021 

Classificado para a Copa Super 8, o rubro-negro não teve vida fácil. Seu primeiro adversário foi o Sesi Franca Basquete, um rival de longa data e com um histórico recente de decisões entre ambos nos últimos anos.

Em um duelo quente, decidido somente no último quarto, a equipe conseguiu bater o rival da Capital do Basquete por 90 a 79 e garantiu vaga nas semifinais da competição. Um dos grandes nomes da partida pelo lado rubro-negro foi o ala/pivô Olivinha, que anotou um duplo-duplo com 17 pontos e 11 rebotes. 

Além dele, Chuzito, com 19 pontos e 3 assistências, Marquinhos, com 13 pontos, sete rebotes e cinco assistências, e Yago, com quatro rebotes e 8 assistências, também foram outros bons nomes do elenco rubro-negro no duelo. Ao todo, a pontuação somada destes quatro jogadores foi o equivalente a 67,7% dos pontos da equipe na partida – 61 dos 90 anotados.

No duelo seguinte, o Flamengo enfrentou outro velho rival, o Zopone/Gocil Bauru Basket. Após uma partida acirrada, a equipe rubro-negro bateu o Dragão por 72 a 65 e garantiu vaga na finalíssima.

Destaque do Mengão no confronto, Hettsheimeir fez valer a lei do ex e anotou 14 pontos e oito rebotes no duelo. Além dele, Franco Balbi, com 13 pontos, quatro rebotes e três assistências, Marquinhos, com 12 pontos, e Olivinha, com 10 pontos e sete rebotes.

Para Marquinhos, um dos fatores importantes para a vitória foi justamente o jogo coletivo.

“Nos momentos finais do jogo com o Bauru, o Flamengo fez um bom jogo. Acho que a gente vem jogadno de forma coletiva. Pode-se ver que nenhum jogador passa da casa dos 20 pontos e quando passa é porque está em uma noite bem inspirada, então essa vem sendo a tecla que o Flamengo bate nessa temporada: a de jogar em equipe. Sabemos que em time nós temos condições de chegar bem longe, como provamos isso chegando na final da Champions e agora no Super 8”, afirmou Marquinhos, que completou:

“Temos um leque grande jogadores no elenco. Dos 10, 11 atletas adultos que temos, todos têm condições de entrar como titular. Se um jogador não estiver bem, os outros podem suprir. Nosso time acredita muito nisso. Acho que esse é um dos grandes diferenciais para ganhar uma partida importante como essa final do Super 8”.

Mentalidade de finalista: Marquinhos destaca fatores psicológicos para final do Super 8

Agora, na finalíssima, o adversário é o São Paulo, time que nunca perdeu para o Flamengo no NBB, única competição onde se enfrentaram até então. Para Marquinhos, este fator é uma das principais motivações para sair de quadra neste sábado com a vitória e o título da competição.

“A motivação é ganhar de um time que ganhou da gente em duas oportunidades. Claro que é um elenco novo, que só tivemos um jogo nessa temporada, mas quando se fala motivação, de querer mais, acho que final tem muito disso. Nenhum jogo é igual, nenhuma final é igual, e quando se vai para a final, desde que se sai de casa, que vai para o hotel, a final já está sendo jogada mentalmente, se preparando”, finalizou.

O técnico Gustavo De Conti, maior vencedor do Troféu Ary Vidal de Técnico do Ano do NBB (3), exaltou o espírito que o time colocará em quadra na finalíssima de sábado contra o São Paulo FC.

“Nós não podemos prometer títulos, mas podemos prometer empenho, determinação e muita raça, e isso não falta nunca para esse time. E a torcida sabe que pode confiar no basquete do Flamengo, porque a gente já demonstrou isso nos últimos anos. A gente pode não ter ganhado sempre, mas beliscamos, chegamos na final, estamos sempre mordendo. Nós vamos fazer de tudo para ganhar, principalmente nesse momento difícil de pandemia que está ruim para todo mundo”, finalizou.

Gustavo De Conti volta a disputa um título no ginásio do Paulistano

O caminho do São Paulo

Do outro lado, o São Paulo chega embalado para buscar o seu primeiro título desde a entrada do time na elite do basquete nacional. O caminho até a final da competição, assim como o do Flamengo, foi duro.

Ainda no primeiro turno do NBB, o Tricolor do Morumbi conseguiu uma campanha de 11 vitórias em 15 jogos disputados, finalizando com um aproveitamento de 73,3%. Com isso, a equipe garantiu vaga na Copa Super 8 e, logo de cara, enfrentou o Paulistano/Corpore em um duelo duro, mas de domínio tricolor desde o 1º quarto, que culminou em uma vitória do São Paulo por 78 a 65, garantindo vaga nas semifinais da competição.

No duelo seguinte, o adversário da vez era o Minas Tênis Clube, líder do 1º turno e com 15 jogos de invencibilidade, contando a primeira parte do NBB e o jogo das quartas de final da Copa Super 8. Entre as 15 vitórias, uma foi sobre o São Paulo, em uma partida emocionante e com direito a virada da equipe mineira nos minutos finais – 96 a 92.

Com todos esses fatores, a promessa era de um jogo quente e não deu outra. Desde o início a partida foi de muita intensidade nos dois lados da quadra, com 12 alternâncias no placar até poucos minutos para o fim do 3º quarto, quando o São Paulo assumiu a dianteira e não largou mais, vencendo o duelo por 78 a 70.

Destaque para Lucas Mariano, que mesmo enfrentando um duelo de peso com JP Batista no garrafão, anotou um duplo-duplo de 12 pontos e 12 rebotes. Além dele, Georginho, com 16 pontos e 6 rebotes, Bennett, com 16 pontos, e Renan Lenz, com 13 pontos e quatro rebotes, foram outros nomes que se destacaram. Ao todo, os quatro jogadores anotaram 73% dos pontos do Tricolor do Morumbi – 57 dos 78 pontos.

Para Georginho, um dos grandes destaques do duelo, a vitória começou a ser construída no momento em que a equipe estudou e se preparou para o confronto extremamente decisivo.

“Estudamos esse jogo para vencer e o nosso foco era ter mais volume de jogo que eles, porque sabemos do potencial do nosso ataque, mas em jogos decisivos também sabemos que o placar não será 120 a 115, mas sim, normalmente, um pouco mais baixo. Tínhamos que controlar bastante a pontuação deles, contando com nossa saída em transição caso a nossa bola de três não caísse. Conseguimos anular as principais peças deles e jogamos coletivo, com energia, que foi fundamental para a vitória. Conversamos sobre isso desde nossas últimas derrotas, que precisávamos mudar, e estamos com outro espírito para a conquista do Super 8”, disse o armador.

Georginho destacou os caminhos para o São Paulo conquistar seu primeiro título 

A Copa Super 8 proporciona às equipes participantes a possibilidade de conquistar um título (e ainda garantir uma vaga na próxima BCLA) vencendo apenas três partidas. Agora falta um último passo, que exigirá ainda mais foco e energia para a equipe do São Paulo, segundo Georginho.

“O Super 8 é o caminho mais curto para garantir a participação em um torneio internacional na próxima temporada. Então quem chega na final joga apenas três partidas e já pode conquistar um título de nível nacional. Então são só três jogos em que precisamos estar 100% focados, dar tudo de si. É um torneio de tiro curto, então todos nós temos que estar com a energia lá no alto o tempo inteiro para ficar mais confiantes”, finalizou o MVP do último NBB.

A decisão entre Flamengo e São Paulo acontece neste sábado (23/01), no Ginásio Antônio Prado Jr, às 16h, com transmissão simultânea no DAZN, ESPN E TV Cultura. Não vai perder essa!

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Flamengo e São Paulo decidem a Copa Super 8 neste sábado"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *