Fiscalização Ambiental de SBC realiza ação no Parque Estadual Serra do Mar

518 0

Da Redação – Equipes de fiscalização da Secretaria de Gestão Ambiental, Guarda Ambiental e Policia Militar Ambiental estiveram no Parque Estadual Serra do Mar, no último dia 26, para uma ação de fiscalização e orientação a visitantes. A atividade, que durou cerca de seis horas e contou com mais de 20 agentes, ocorreu em três pontos do parque, uma unidade de conservação ambiental.

Nos três bloqueios feitos durante a fiscalização, foram abordadas 55 pessoas, 50 delas turistas, que foram orientados sobre a necessidade de estar acompanhados de monitores ao percorrer as trilhas; cinco eram pescadores, que foram retirados do local. A fiscalização nas trilhas do parque ocorreu em virtude de denúncias de que alguns usuários estariam deixando lixo na mata, em riachos, e até resíduos de fogueiras, o que pode causar a queima da vegetação nativa.

O secretário de Gestão Ambiental de São Bernardo, João Ricardo Guimarães Caetano, explicou que a visitação em unidades de conservação deve seguir regras. “Não se pode subtrair vegetação, pescar ou caçar. Para percorrer as trilhas é necessário estar acompanhado de monitores e não é permitido fazer fogueiras”, exemplificou.

O secretário destacou que a ideia da ação foi justamente orientar visitantes que frequentam as trilhas que levam às cachoeiras. “Desta vez houve mais orientações a quem estava lá sobre o que não se pode fazer no parque e os cuidados que devem ser tomados durante as visitas. Caso seja flagrada pesca ou caça predatória, as pessoas serão multadas e terão o material apreendido. Essa é uma ação que vai ocorrer em outras ocasiões”, afirmou.

João Ricardo destacou, ainda, a importância de a ação ser resultado de parceria entre Prefeitura e o governo do Estado, por meio da Polícia Militar Ambiental. “Esse trabalho em conjunto é essencial para preservarmos a fauna e a flora da Mata Atlântica”, destacou.

O Plano de Fiscalização Ambiental da Unidade de Conservação do Parque Estadual Serra do Mar foi instituído com a finalidade de orientar a atuação integrada entre a Secretaria de Gestão Ambiental, Policia Militar Ambiental e Guarda Civil Municipal e tem o objetivo de assegurar a proteção, fiscalização e monitoramento dos recursos naturais do parque.

As chamadas Unidades de Conservação são importantes para preservar a qualidade da água para abastecimento público; controlar a erosão e enchentes; e para prevenir a ocorrência de desastres naturais. “São nesses espaços que se encontram os últimos remanescentes de vegetação da Mata Atlântica no Estado”, explicou o secretário.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Fiscalização Ambiental de SBC realiza ação no Parque Estadual Serra do Mar"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *