Fim do Carnaval do Jabuti

1709 1

* Carlos Coquinho Bazani – Quem acompanha a política andreense há tempos, com certeza, vai se lembrar dos personagens desta nova crônica Do Fundo do Baú. Alfredo Maluf foi prefeito de Santo André de 18 de março a 31 de dezembro de 1947. Alfredo foi nomeado pelo interventor estadual Adhemar de Barros.

12167248_1733798913521456_134858714_nO seu filho, Alfredinho, figura folclórica, era assíduo frequentador da Galeria Nova Oliveira Lima, no Centro de Santo André. Baixinho, cabelos grisalhos, voz rouca, levemente corcunda, usava sempre o mesmo terno surrado e o seu inseparável guarda -chuvas, instrumento de ataque contra às pessoas que o chamavam pelo apelido de Jabuti, que ele obviamente detestava.

Malufinho era uma daquelas conhecidas figuras que povoam os Legislativos do Grande ABC e do Brasil: os ‘ratos de Câmara’. Assim como tantos outros, Jabuti sobrevivia dos generosos auxílios e polpudas doações feitas por diversas autoridades e comerciantes (vereadores, assessores, secretários municipais, diretores, advogados, juízes e proprietários de cartórios).

Mensalmente ele arrecadava uma considerável quantia, que lhe proporcionava anualmente suas viagens ao Rio de Janeiro, com hospedagem em luxuosos hotéis e té mesmo ingressos para assistir ao badalado carnaval carioca.

Em solidariedade ao nosso Jabuti, vereadores andreenses, de comum acordo com o prefeito Lincoln Grillo, criaram uma lei que beneficiava com um auxílio mensal, parentes diretos de ex-prefeitos que não tinham suas próprias condições de subsistência. A tal lei foi aprovada, promulgada, e publicada no Diário Oficial do Município.

Quando souberam da novidade, os patrocinadores de Malufinho interromperam a colaboração mensal. Inconformado com a queda substancial dos seus rendimentos, ele montou acampamento no gabinete do prefeito, reivindicando a revogação da lei e a suspensão da ajuda de custos. Seu objetivo não foi alcançado.

Adeus carnaval. Adeus Rio de Janeiro!

dofundodobau2* Carlos Coquinho Bazani é natural de Santo André. Atuou como assessor parlamentar e político. É membro do Conselho de Cultura de Santo André e  colaborador dos veículos Jornal Informação Resumo Jovem, da Gazeta do Grande ABC, Orion FM e Cocknews, além de coordenador do Bloco O Beco do Conforto. Contato com o colunista: coquinhobazani@hotmail.com

Total 3 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

1 comentário on "Fim do Carnaval do Jabuti"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *