Filhotes de onça parda ganham espaço maior no Zoo de São Bernardo

1160 0

Da Redação – Os dois filhotes de onça parda do Zoológico Municipal de São Bernardo foram transferidos para um recinto maior. Os animais irão permanecer no novo espaço até que a construção do habitat definitivo seja concluída, daqui a aproximadamente quatro meses. Por enquanto as irmãs não podem ser visitadas.

Os filhotes chegaram no Zoo em agosto do ano passado com apenas um mês de vida. As onças foram capturadas em um sitio em Rio Grande da Serra e levadas para o espaço. Na época, os animais tinham cerca de 1,6 quilos e, hoje, pesam 17 quilos, cada. “Elas estão se desenvolvendo bem. Já trocaram a dentição de leite e estão em boas condições de saúde”, avaliou o veterinário do Zoo, Marcelo da Silva Gomes.

O veterinário explicou que com um recinto maior os animais terão mais conforto. “Com mais espaço, elas poderão andar mais. Além disso, a transferência permitiu, com o uso da anestesia, a coleta do sangue e a realização de diversos exames”, disse.

Recuperação – Gomes explicou que o foco do trabalho desenvolvido no Zoo é recuperar os animais e devolvê-los a seu habitat natural, o que nem sempre é possível. “Para que isso ocorra, eles têm que estar totalmente recuperados, caso contrário podem morrer de fome ou se tornarem alimento para algum predador”, explicou.

Somente em 2015, o Zoo recebeu 436 animais provenientes de apreensões feitas pela fiscalização ambiental. “Mais da metade foi tratada e devolvida à natureza, encaminhada para outros espaços ou ficaram aqui”, disse.

Serviço – O Zoo fica no Parque Natural Municipal Estoril – Rua Portugal, 1.100, Riacho Grande – e funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Filhotes de onça parda ganham espaço maior no Zoo de São Bernardo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *