Festival do Cambuci leva mais de 10 mil pessoas ao Pqe Salvador Arena

207 0

1ª ação após a conquista do título de Município de Interesse Turístico, o evento teve o objetivo de valorizar a fruta produzida na Mata Atlântica

Texto: Kati Dias (PMSBC)

Da Redação – O 2º Festival do Cambuci de São Bernardo, realizado no último fim de semana, no Parque Salvador Arena, no bairro Rudge Ramos, atraiu mais de 10 mil pessoas, o dobro do público alcançado na primeira edição, em 2018.

Previsto no Plano Diretor de Turismo do município e primeira ação realizada após a cidade conquistar o título de Município de Interesse Turístico (MIT), o evento tem o objetivo de valorizar o potencial gastronômico e cultural deste fruto típico do bioma da Mata Atlântica, bem como o fomento ao fluxo turístico em São Bernardo.

No último sábado (4), o prefeito Orlando Morando esteve no local acompanhado dos secretários Hiroyuki Minami (Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo) e Adalberto Guazzelli (Cultura e Juventude). A 2ª edição foi organizada pela Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, com apoio da Secretaria de Cultura e Juventude, com participação da Up Cambuci, do Senac São Bernardo e da escola de gastronomia Sabor e Saber Gastronomia Tomazoni.

“Trata-se de mais uma ação exitosa de fomento ao turismo, com objetivo de  diversificar as atividades, exaltando outras vertentes com forte potencial de atração de visitantes, além do nosso já consagrado Turismo Industrial. Paralelamente, estamos valorizando este fruto e seus pequenos produtores”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

A programação do evento contou 43 atrações culturais, gastronômicas e educativas, entre elas a Tenda do Cambuci, que trouxe apresentações de coral, ballet, dança folclórica, teatro, equi-do, taiko, banda, arte circense e outros. Outro atrativo do festival foi a Casa do Cambuci, que disponibilizou aulas de gastronomia, com degustação, palestras, rodas de conversa sobre sustentabilidade e biodiversidade, oficina de artesanato e muito mais.

O Festival teve a presença de produtores de São Bernardo, Mogi das Cruzes, Bertioga, São Lourenço da Serra, Ribeirão Pires, Santo André, e de outro grupo vindo de Paranapiacaba (Santo André), com apoio da Up Cambuci (União dos Pequenos Produtores de Cambuci) e da Rota do Cambuci, que levaram barracas de produtos feitos à base do fruto, para degustações e produtos à venda. Uma Praça de Alimentação também foi instalada no local, com vendas revertidas para instituições vinculadas ao Fundo Social de Solidariedade (FSS).

MUNICÍPIO DE INTERESSE TURÍSTICO

A cidade de São Bernardo foi reconhecida como Município de Interesse Turístico (MIT), garantindo o repasse de recursos para o fomento do setor. Um dos projetos apresentados para recebimento do aporte está a revitalização e ampliação do Centro de Informações Turísticas (CIT) e da implantação do Gabinete do Prefeito Mirim do Parque Cidade da Criança. Ambos ficarão sediados no local, que é o primeiro parque temático do Brasil.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Festival do Cambuci leva mais de 10 mil pessoas ao Pqe Salvador Arena"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *