Festival Digital Curta Campos do Jordão tem Mostras Competitivas

504 0

Da Redação – Idealizado e produzido pelo Cineclube Araucária, o Festival Digital Curta Campos do Jordão – FDCCJ acontece entre os dias 21 e 28 de abril em formato virtual com acesso gratuito pelo site festivaldigitalcurtacj.com.br.

As Mostras Competitivas de curtas-metragens ficam disponíveis para apreciação do público, entre os dias 21 e 28, porém o acesso para voto do Júri Popular somente até dia 27. A live de Abertura (21/4, às 15h) conta com exibição do longa convidado M8 – Quando a Morte Socorre a Vida, de Jeferson De. E a Cerimônia de Premiação ocorre no dia 28, às 19h, com homenagem à Helena Ignez como Personalidade do Cinema Brasileiro em 2021.

Além das Mostras Competitivas e exibição do longa-metragem M8 – Quando a Morte Socorre a Vida, a programação traz oficinas de formação em audiovisual, ministradas por Jeferson De & Cris Arenas e Ralph Friedericks, live com a cineasta Naná Prudêncio e Sessão Especial (26/4) para as pessoas atendidas pela APAE de Campos do Jordão e Região, entre outras ações.

São 89 curtas-metragens concorrendo ao Prêmio Araucária de Cinema do Festival Digital Curta Campos do Jordão, selecionados entre os 564 inscritos de todo o Brasil. 23 curtas disputam a categoria Ficção; 19 estão na Experimental; 18 filmes em Animação; 15 em Documentário; 10 na Regional; e 4 na categoria na Infantil. Os vencedores em cada categoria recebem, além do troféu, prêmio em dinheiro da ordem de R$ 3.000,00.

O Prêmio Regional é um dos destaques do FDCCJ, premiando o Melhor Curta produzido na Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo. O Júri Popular vai escolher o Melhor Curta Nacional e o Melhor Curta Regional. O Júri Oficial também vai eleger o Melhor Curta Regional e será responsável pela premiação dos melhores nas demais categorias, além de Melhor Direção e Melhor Roteiro Original.

O Festival Digital Curta Campos do Jordão – FDCCJ conta com apoio da Secretaria Municipal de Valorização da Cultura e do Convention Bureau de Campos e Região. Este projeto, contemplado no Edital ProAC Expresso LAB 40/2020, é realizado com recursos disponibilizados pela Lei Federal 14.017/2020, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

PROGRAMAÇÃO – Festival Digital Curta Campos do Jordão

Até 29/4. Acesso livre

Oficinas de Cinema com Ralph Friedericks

As oficinas, ministradas pelo cineasta e fotógrafo Ralph Friedericks, estão abertas aos interessados no site do FDCCJ: Efeitos Especiais – De Méliès ao Chroma Key, Refilmando a Cena Famosa, Criação de Personagem e Foley – Fabricando os Sons dos Filmes.

21/4. Quarta, às 15h

Cerimônia de Abertura | Longa Convidado

Evento com participação dos realizadores, curadores, cineastas competidores e demais envolvidos no Festival.

Sessão do novo longa-metragem convidado M8 – Quando a Morte Socorre a Vida, de Jeferson De, que ficará disponível no site até o final do FDCCJ.

21 a 28/4. Quarta a terça. Acesso livre

Exibição dos Curtas | Votação Popular

Período destinado à exibição das Mostras Competitivas de curtas-metragens para o público.

A votação pelo Júri Popular é aberta nas categorias Nacional e Regional, até 27/4.

22/4 a 24/4. Quinta a sábado, às 19h

Oficina de Curta-Metragem com Jeferson De & Cris Arenas

A oficinaIniciação à Linguagem de Curta-Metragem é uma atividade ao vivo, ministrada pelo cineasta Jeferson De e pela produtora e cineasta Cris Arenas.

Inscrições pelo site do FDCCJ, até 21/4.

26/4. Segunda, às 19h

Live com Ralph Friedericks

Bate-papo aberto aos participantes das quatro oficinas e demais interessados para discutir os temas, tirar dúvidas e mostrar experiências de alunos, a partir das técnicas apresentadas pelo cineasta e fotógrafo.

26/4. Segunda, às 14h

Sessão Especial para APAE

A sessão, destinada às pessoas atendidas pela APAE de Campos do Jordão e Região, traz uma seleção de curtas exibidos em edições do Festival Curta Campos do Jordão.

27/4. Terça, às 19h

Live com Naná Prudêncio

Encontro da cineasta Naná Prudêncio com os realizadores dos curtas concorrentes. Naná é uma das fundadoras da Zalika Produções que atua no segmento audiovisual com foco no cotidiano da população preta e periférica no Brasil.

28/4. Quarta, às 19h

Encerramento | Homenagem à Helena Ignez

Cerimônia de encerramento e premiação aos vencedores das Mostras Competitivas (Júri Oficial e Júri Popular).

Homenagem à atriz e cineasta Helena Ignez como Personalidade do Cinema Brasileiro em 2021. Há mais de 60 anos atuando no teatro e cinema, ela realizou mais de 40 filmes como atriz e diretora. Seu longa recente é Fakir (Melhor Filme pelo Júri Popular do CineFantasy 2019 e Melhor Longa-metragem pelo Júri Oficial do festival As Amazonas do Cinema 2020).

SERVIÇO

Festival Digital Curta Campos do Jordão – FDCCJ

21 a 28 de abril de 2021

Evento de Abertura, Cerimônia de Premiação, Oficinas e Lives.

Grátis (acesso online a todos os eventos e todas as atividades)

Onde assistir / participar:

www.festivaldigitalcurtacj.com.br | YouTube/CineclubeAraucaria

Pela plataforma Zoom (os link de acesso serão divulgados oportunamente)

Nas redes / acompanhe a programação:

Instagram – @cineclubearaucaria

Facebook – @araucariacineclube

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Festival Digital Curta Campos do Jordão tem Mostras Competitivas"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *