FestA! – Festival de Aprender do Sesc SP chega a São Caetano

45 0

Da Redação – O FestA! – Festival de Aprender do Sesc São Paulo é aquele momento do ano para celebrar o fazer artístico e a descoberta do potencial criativo de cada um por meio do encontro com artistas, educadores e públicos diversos. Dessa vez, o Festival acontece no meio digital – de 19 a 28 de março – em uma programação de bate-papos, lives, oficinas, cursos e intervenções, com opções para diversas faixas etárias, nos canais e redes sociais das unidades do Sesc em todo o estado de São Paulo.

Mesmo com o uso intenso da tecnologia, o evento busca um contato com os fazeres artísticos ancestrais e tradicionais, sem deixar de olhar para o futuro dessas artes. Por meio de atividades que unem artes, tecnologias e diferentes práticas culturais, o FestA! – Festival de Aprender busca incentivar o prazer pelo fazer artístico em distintas gerações e favorecer o reconhecimento do potencial criador presente em cada indivíduo. As mais de 150 atividades gratuitas se voltam aos mais variados perfis de públicos com diferentes faixas etárias e interesses.

Para Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo “2020 ficará marcado não somente como o ano em que a convivência entre as pessoas foi afetada pela pandemia de covid-19. Ele também deverá ser lembrado como o período em que nos vimos chamados a reinventar os meios de nos relacionarmos e, principalmente, de cuidarmos uns dos outros. É nesse sentido que o FestA! – Festival de Aprender, impedido de promover a reunião entre os que cultivam o prazer de aprender e de criar, remodela o seu formato e vai ao encontro desses aprendizes-criadores em suas casas”.

Realizado anualmente pelo Sesc São Paulo desde 2017, o FestA! – Festival de Aprender teve que se reinventar em sua mais nova edição. Com os planos de encontros presenciais suspensos em 2020 e sem perspectivas de quando seria possível reunir pessoas novamente, o que parecia um impedimento virou um desafio. Apesar do isolamento, houve um crescimento na procura de novos aprendizados, muitos com foco na criatividade, e o Festival atua justamente na aproximação desses públicos diversos, convidando-os a conhecer uma amostra do que é oferecido regularmente na programação de cursos e oficinas da instituição, permitindo a possibilidade do encontro, mesmo que à distância.

Programação online e plural

Contemplando cursos online, dicas, vídeos, bate-papos e lives, as atividades do FestA! – Festival de Aprender aliam artes visuais e tecnologias e acontecem virtualmente nas 40 unidades do Sesc no Estado de São Paulo.

Nas rede sociais do Sesc São Caetano a programação traz de 19 a 28 de março a atividade “Territórios: traçando mapas e caminhos”, onde em 5 vídeos, artistas e educadores do Sesc provocam adultos e crianças, a partir de suas obras a se inspirarem a perceber e desenhar mapas do seu entorno, imaginando como seria um mapa que representasse sua cidade/rua/bairro ideal

Para quem gosta de artes gráficas, nos dias 23 e 25 de março das 19h ás 21h, o Sesc São Caetano transmite a oficina “Colagem de Futuros Concretos” onde faz o público participante experimentar as possibilidades da colagem analógica e digital, do universo do remix e cultura livre. Desenvolverão a imaginação pensando futuros e imagens possíveis para nossos territórios, e visualizá-los usando técnicas de colagem.

E para gerar uma intervenção concreta no espaço, as colagens criadas serão editadas e impressas pelo oficineiro Luang Senegambia, se transformando em um lambe a ser colado em ruas escolhidas na região do ABC. A atividade com vagas limitadas, tem faixa etária de 18 anos e para participar basta realizar a inscrição a partir das 14h do dia 17/3 em sescsp.org.br/inscricoes.

Perfil e Canal Sesc São Caetano

facebook.com/sescsaocaetano

instagram.com/sescsaocaetano

Almanaque FestA!

Novidade da quarta edição do FestA! – Festival de Aprender, o Almanaque FestA! potencializa a criação de diferentes universos artísticos, por qualquer pessoa, em qualquer lugar. Para tanto, foram reunidos arte-educadores da equipe do Sesc São Paulo e artistas de diversas linguagens. Com 102 páginas e dividido em sete seções – Impressão, Matriz & Cópia; Trama; Traço; Pigmento; Forma & Volume; Imagem, Tempo & Movimento e Remix – o Almanaque reúne curiosidades, histórias, exemplos, jogos e proposições criativas para que se possa dividir experiências.

Não é preciso ter conhecimento prévio para realizar as atividades, só é necessário ter vontade e deixar a criatividade fluir. A ideia é que as pessoas desenvolvam juntas a curiosidade pelas artes visuais e suas tecnologias, colocando as mãos na massa e transformando seus entornos.

A versão impressa da publicação será distribuída gratuitamente, a partir do mês de abril, a 70 mil trabalhadores de baixa renda, do comércio, serviços e turismo, o público prioritário do Sesc, exclusivamente por meio do programa de relacionamento com empresas da instituição. Para o público em geral, o Almanaque FestA! já está disponível para consulta online, download gratuito e impressão a partir da plataforma Sesc Digital, em sescsp.org.br/almanaquefesta

Serviço – FestA! – Festival de Aprender – De 19 a 28 de março. Programação completa: sescsp.org.br/festa Imagens: http://bit.ly/3v6dHRO Siga @etasescp @sescsp #FestanoSesc + perfis e canais de todas as unidades

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "FestA! – Festival de Aprender do Sesc SP chega a São Caetano"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *