Faróis acesos durante o dia serão obrigatórios nas estradas a partir de julho

741 0

Da Redação – As férias de julho estão se aproximando e os motoristas que forem pegar estrada precisam se atentar a algumas mudanças do Código Brasileiro de Trânsito. Em 24 de maio deste ano, o presidente em exercício Michel Temer (PMDB) sancionou a lei que torna obrigatório rodar em estradas com o farol baixo aceso durante o dia. Segundo o Ministério das Cidades, a nova lei começa a valer em 45 dias, ou seja, em 8 de julho, que é o prazo para os cidadãos se adaptarem às novas regras.

“A lei é válida para motos, carros e caminhões. É uma mudança muito pequena no dia a dia dos motoristas, mas que vai ajudar a salvar vidas”, avalia o ex-diretor de Gestão em Transportes na Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de São Caetano Moacir Guirão Junior. O uso de farol só era exigido para todos os veículos durante a noite e em túneis, independentemente do horário do dia. “Para as motos, o uso das luzes já era obrigatório durante o dia e à noite, mas poucos respeitam, então, é o momento de todos se adaptarem à nova legislação”, completa.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a medida será válida para qualquer tipo de rodovia, incluindo as que passam por trechos urbanos e também em túneis com iluminação pública. Moacir Guirão Junior ressalta que a resistência dos motoristas pode causar prejuízos financeiros e pontos na CNH. “O descumprimento da lei será considerado infração média, com multa de R$ 85,13 e 4 pontos na carteira de habilitação”, explica.

Para Guirão Junior, a luz dos faróis ajuda a despertar a atenção dos motoristas que trafegam em diferentes velocidades na mesma pista e também no sentido contrário. “A efetividade da medida não pode ser avaliada antes de ser executada ou em curto espaço de tempo, mas, aliada à reeducação dos nossos motoristas, pode reduzir o índice de acidentes nas estradas. O trânsito brasileiro é um dos que mais matam no mundo. São quase 50 mil vítimas fatais por ano. Essa proposta, além de não ter custos, pode resultar em menos acidentes”, conclui Moacir Guirão Junior.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Faróis acesos durante o dia serão obrigatórios nas estradas a partir de julho"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *