Famílias da Vila Chaminé passam a ser donas dos imóveis

907 0

Da Redação – As 84 famílias que moram na Vila Chaminé, em São Bernardo, conseguiram a segurança jurídica de posse/propriedade dos seus imóveis, cuja ocupação ocorreu há mais de 20 anos. A cerimônia de entrega da regularização fundiária das construções em 68 lotes ocorreu na noite de quarta-feira (27) na EMEB Aldino Pinotti, Rua dos Vianas, 2.399, Jardim Farina.

O evento contou com a presença do prefeito Luiz Marinho, acompanhado do secretário de Coordenação Governamental, Tarcísio Secoli, que também responde por Serviços Urbanos. Também participaram a secretária de Habitação, Tassia Regino e vereadores.

Com a conclusão de mais essa etapa, sobe a 4.137 domicílios regularizados desde 2009, em 21 áreas. Outras 54 áreas consolidadas e de interesse social com ação de regularização fundiária estão em andamento. Ao todo serão beneficiadas cerca de 23 mil famílias.  A Prefeitura investiu R$ 154 mil na regularização da Vila Chaminé.

“Era um compromisso, desde 2008, ir além da regularização na área de habitação, não podíamos mais conviver com aquelas condições precárias dos alojamentos. Hoje comemoramos, pois não há um sequer na cidade. Estamos transformando a cidade, não só nesta área, também em outras como a da Saúde. Tudo isso para cuidar melhor das pessoas. Acredito que uma das maiores alegrias de uma família é ter uma escritura definitiva do seu imóvel que, com o documento, tem um valor e sem, outro bem diferente”, disse Marinho.

O casal Fabiana Bezerra da Silva e Silvá Gomes da Silva aguardava ansioso o momento para concretizar o sonho da casa própria. “Já temos o nosso imóvel, mas sem um documento é o mesmo que não ter. Agora podemos comemorar, nos sentimos mais seguros”, disse Fabiana. “Há muito tempo esperávamos por esse dia”, completou Silvá.

A secretária de Habitação disse que a atual administração foi além da regularização fundiária. “Junto com o governo federal há em contratação 22 projetos no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No programa de remoção de riscos, 2.373 famílias já foram beneficiadas e 7.727 ainda serão contempladas”, afirmou.

O loteamento Vila Chaminé está localizado no Bairro Nova Petrópolis e tem como acesso principal a Avenida Pery Ronchetti. Trata-se de assentamento de interesse social classificado pelo Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) como tipologia 1, que encontra-se ocupada e totalmente consolidada. A área é dividida em sete quadras e cinco ruas, num total de 4.591,02 m².

O assentamento é originário de ocupação espontânea ocorrida a partir da década de 1990 sobre terreno público onde se localizavam duas quadras poliesportivas praticamente sem uso.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Famílias da Vila Chaminé passam a ser donas dos imóveis"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *