Exposição fotográfica ocupa as paredes do Sesc São Caetano

847 0

Da Redação – A fotografia é uma das mais versáteis formas de arte visual, utilizada para registro de momentos especiais, históricos ou como arte visual por si, o projeto Arte Ocupa realizado pelo Sesc São Caetano abre espaço para artistas apresentarem suas obras que ocupam as paredes da unidade.

Nesse mês o convidado é o fotografo Fernando Cohen que expõem o projeto fotográfico “#sãocaetano” onde ficará exposto  até 30 de Novembro de segunda a sexta das 9:00 às 21:30, sábados e feriados, das 9:00 às 17:30, aberto ao público geral.

A montagem da exposição, que privilegia o lambe-lambe, evidência o caráter de resistência da arte de rua e ao mesmo tempo evoca num trocadilho às avessas o fotógrafo lambe-lambe, o ambulante que costumava ficar em praças e parques populares para tirar retratos. Aqui, porém, os retratos não são posados, as ocasiões não são especiais, os trajes não são a caráter. Por meio de seus personagens, quem aparece para ser retratada, com as roupas e a beleza costumeira de todo dia, é ela mesma, a cidade.

Desde que as condições técnicas permitiram, o movimento e a diversidade das ruas abriram uma nova fronteira para a fotografia. Se por um lado os estilos variam – do momento decisivo de Bresson às belas cores melancólicas de Saul Leiter e o estranhamento contrastado de Moriyama –, o principal elemento do fascínio permanece o mesmo: o acaso. Quando se sai pela cidade, ela não tem nada a oferecer além do imprevisto.

É esse encontro com o fortuito em São Caetano que se mostra no ensaio de Fernando Cohen. Graças ao celular, que privilegia a foto instantânea e livre, o fotógrafo se torna invisível no meio da multidão para mesclar seu olhar terno ao entra e sai do trem, aos reflexos das vitrines atulhadas de objetos, aos trabalhadores do centro e ao fluxo do dia a dia, igual e sempre diferente.

Fernando Cohen concentra seu trabalho principalmente no uso de câmeras compactas e celulares, membro do coletivo internacional Elephant Gun e professor da escola de fotografia Rever. Em 2013, expôs na Galeria Amî um projeto fotográfico realizado em Lisboa. Foi finalista no Prêmio da Fundação Conrado Wessel de Arte em 2015 com o projeto #pinheiros e participou da coletiva {Conteúdo} paisagem na Galeria Container, que itinerou por São Paulo e outras cidades do interior do estado. Em 2016, foi um dos vencedores no FLAMOB, com foto exposta no MIS-SP. Participou da coletiva “Imagens para o amanhã” no Festival de Fotografia de Tiradentes, em 2018.

Serviço – Sesc São Caetano (Rua Piauí -554 Santa Paula – São Caetano do Sul), até 30 de novembro, de segunda a sexta, das 9h às 21h30; sábados e feriados, das 9:00 às 17:30. Recomendação etária: Livre. Ingressos: Grátis.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Exposição fotográfica ocupa as paredes do Sesc São Caetano"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *