Exposição em SCS detalha os 50 anos da Faculdade de Medicina

220 0

Texto: Mark Ribeiro (PMSCS)

Da Redação – Já está aberta ao público a exposição Conhecimento, Serviço e Tradição: o Cinquentenário da Faculdade de Medicina do ABC, organizada pela Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul em homenagem ao Jubileu de Ouro da instituição.

O lançamento foi realizado na noite de sexta-feira (22/11), no saguão do auditório do Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns (Rua Tapajós, 300, Bairro Barcelona). A mostra permanecerá no local até este sábado (30/11), das 8h às 18h. A visitação é gratuita.

Os painéis da exposição trazem um panorama de imagens representativas dos principais aspectos da trajetória de cinco décadas da instituição. A Associação Atlética Acadêmica Nylceo Marques de Castro contribuiu com camisetas e outros materiais históricos. Atualmente, a FMABC oferece nove cursos de graduação na área da Saúde.

“Carregamos um amor muito profundo pela instituição, que só quem é ex-aluno sabe expressar”, afirmou o prefeito José Auricchio Júnior. “A Faculdade de Medicina do ABC deve ter algum DNA que nos insere de forma diferente na sociedade”, brincou, mostrando o orgulho de ter integrado os quadros da FMABC, onde se formou médico, em 1987.

O reitor da Faculdade, David Uip, recebeu uma placa pelos relevantes serviços prestados das mãos do chefe do Executivo. “Esta exposição é fundamental para manter viva a nossa história. Por isso faço um agradecimento afetivo ao prefeito Auricchio, que teve esta sensibilidade. Está muito bonita”, considerou, exemplificando o crescimento da FMABC. “Há 50 anos prestei o vestibular para a Faculdade de Medicina. Eram poucos candidatos. Neste ano, foram 6.500 para 120 vagas.”

Os trabalhos de pesquisa duraram cerca de um mês, com equipe dedicada a recuperar fatos e imagens que marcaram as cinco décadas da FMABC. Integram a exposição materiais raros garimpados no setor de Memória da biblioteca da faculdade, reportagens de jornais e revistas das décadas passadas, acervos históricos da região do ABC, entre outras fontes de informação. “Nos orgulhamos em participar com documentos valiosos que integram o nosso acervo”, resumiu o presidente da Fundação Pró-Memória, Charly Farid Cury.

“Quando os registros começaram a aparecer, vimos o tamanho da FMABC. Ter contato com estes documentos é enriquecedor. Que os visitantes compartilhem da mesma alegria que senti”, concluiu a diretora municipal de Saúde, vice-presidente da Fundação do ABC e curadora da exposição, Adriana Berringer.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Exposição em SCS detalha os 50 anos da Faculdade de Medicina"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *