Exército prorroga até 30 de setembro prazo para alistamento militar

102 0

Texto: Bignardi Junior (PMSCS)

Da Redação – O Tiro de Guerra 02-069 de São Caetano do Sul está recebendo o alistamento militar de rapazes aptos que nasceram em 2002 e completam 18 anos em 2020. No entanto, devido à pandemia da Covid-19 e seguindo a recomendação para que se evitem aglomerações, o alistamento militar deverá ser realizado apenas na modalidade online. O prazo final, que era dia 30 de junho, foi prorrogado para 30 de setembro, por meio do decreto federal 10.384 de 28 de maio de 2020.

O alistamento tem de ser feito pelo site www.alistamento.eb.mil.br ou pelo celular, por meio do aplicativo do Exército Brasileiro:

Play Store: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.goodbarber.exercitobr

App Store: https://apps.apple.com/br/app/exercito-brasileiro/id1020205384

Para se alistar, basta informar os dados solicitados pelo sistema, entre eles RG, CPF, e-mail e número de celular.

As atividades de seleção para o Serviço Militar foram suspensas por 60 dias na CSPFA (Comissão de Seleção Permanente das Forças Armadas). Dessa forma, aqueles que já se alistaram estão sendo reagendados. Já o juramento para aqueles que foram dispensados foi adiado, por conta de determinação do Exército Brasileiro, e será reagendado assim que passar essa situação de pandemia.

INCLUSÃO SOCIAL

“Apesar de ser obrigatório, o alistamento militar acaba servindo, também, como mais uma ferramenta de inclusão social, principalmente para pessoas com qualquer deficiência, seja ela física ou intelectual”.

A opinião é da secretária da Junta Militar Márcia Catalão, que explica que todos os jovens que completam 18 anos em 2020 têm de se alistar. “Hoje em dia, o jovem tem planos de sair para estudar no Exterior e, para isso precisa de tirar passaporte, tem intenção de trabalhar, participar de concursos públicos, votar e, para tudo isso, necessita estar em dia com o Alistamento Militar. Além disso, os pais com filhos com qualquer tipo de deficiência têm de estar conscientes de que os filhos podem e devem estar inclusos em todas as atividades, principalmente a do alistamento”, finaliza Márcia, que coloca seu whatsapp (11 97272-5438) à disposição para quem precisar tirar dúvidas a respeito.

TIRO DE GUERRA

O Tiro de Guerra tem como objetivo formar reservistas de 2ª categoria, aptos a desempenharem tarefas no contexto da Defesa Territorial e Civil. A formação do atirador é realizada no período de 40 semanas, com uma carga horária semanal de 12 horas, totalizando 480 horas de instrução.

Em São Caetano, por exemplo, atiradores do TG 02-069 realizam constantemente ações integradas com a comunidade. Um caso bastante relevante foi a enorme participação de mais de 200 atiradores na ajuda oferecida aos atingidos pelas fortes chuvas de março de 2019. O chefe de instrução, subtenente Alexandro Messias de Oliveira, ressaltou a importância dos atiradores do Tiro de Guerra na integração com a comunidade. “Eles estão sempre prontos e dispostos a participar de ações que beneficiem os cidadãos”, disse o subtenente Alexandro.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Exército prorroga até 30 de setembro prazo para alistamento militar"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *