Exame é a melhor maneira de prevenir câncer de próstata

787 0

Da Redação – Gabriel Arcanjo Nogueira, 68, aposentado que participa do programa De Bem Com a Vida na Unidade Básica de Saúde (UBS) Baeta Neves, faz questão de manter a saúde em dia com alimentação saudável e exercícios físicos regulares, além controlar a pressão arterial.

No momento, o aposentado aguarda retorno ao oncologista da rede municipal de saúde para levar resultados de exames de prevenção ao câncer de próstata. “Antes eu fazia com certa regularidade, mas com o tempo deixei de fazer. Porém, é importante sempre prevenir para não sermos pegos de surpresa”, disse.

O aposentado ressaltou que não foi preciso enfrentar qualquer tipo de preconceito ou quebrar algum tabu para fazer os exames. “Ou se faz o exame ou descobre-se ser portador da doença quando esta estiver em estágio avançado, o que será bem pior”, avaliou.

De acordo com o coordenador da especialidade de Urologia do Complexo Hospitalar de São Bernardo, Fábio José Nascimento, o preconceito com relação ao exame de toque vem diminuindo nos últimos anos. “Esse tabu existia, com os mais velhos. Atualmente os homens estão se preocupando mais com a saúde, estão mais informados e sabem o risco da doença”, disse.

O câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial, apenas nos estágios avançados. Esse tipo de câncer é o segundo mais frequente entre os homens. O primeiro é o de pele.

O urologista destacou que um dos motivos para a quebra de tabu são as campanhas de conscientização realizadas durante o Novembro Azul, movimento que surgiu na Austrália, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. “O exame não dura dez segundos e, com a ajuda do PSA – exame de sangue -, permite ao médico determinar como está a saúde da próstata do paciente. Neste caso, tempo é vida”, afirmou.

De acordo com o médico, o exame deve ser feito anualmente por homens que chegaram aos 50 anos. “Recomenda-se que quem tem histórico da doença na família e os negros façam a partir dos 45 anos, pois a incidência de câncer de próstata nesses dois grupos é maior”, destacou.

Orientação – Para marcar o Novembro Azul, no dia 28, sábado, das 8h às 17h, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Bernardo estarão abertas exclusivamente para realizar trabalho de orientação e prevenção de câncer, hipertensão, diabetes, tabagismo e uso abusivo de álcool e outras drogas. Também serão realizados testes rápidos para detecção dos vírus HIV e das hepatites.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Exame é a melhor maneira de prevenir câncer de próstata"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *