Eureka apresenta cadeira motorizada para todos os tipos de terrenos

97 0

Ideal para cadeirantes, pessoas com deficiência (PCDs), com mobilidade reduzida e idosos; evento on-line da Mauá acontece de 06 a 08 de novembro, totalmente gratuito e aberto ao público

Da Redação – Trafegar de cadeira de rodas pelas ruas e calçadas do Brasil é um grande desafio para o cadeirante devido aos desníveis e buracos. Por isso, Pedro Teixeira – aluno do 6° ano do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) – desenvolveu a “Cadeira Motorizada Todo-Terreno”, que será apresentada na Eureka, tradicional evento da Mauá.

Segundo o futuro engenheiro, no Brasil não há nenhum equipamento parecido ou equivalente, mas a inspiração para o projeto aconteceu no ano de 2016 ao presenciar um senhor passando com bastante dificuldade em uma valeta na rua com uma cadeira motorizada. “Nesse momento tive a ideia de projetar uma cadeira motorizada movida por esteiras. No mesmo dia comecei a desenhar o sistema de rodas e esteiras em software de desenho 3D”, explica Teixeira.

A cadeira oferece total liberdade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Com o seu sistema de tração por esteiras e suspensão independente, possui capacidade de trafegar em terrenos irregulares de grama, terra, areia, lama, com valetas e buracos, subir escadas e obstáculos. Diferentemente das cadeiras motorizadas comuns, com o Off-Road Terranno o usuário é capaz de transitar em lugares como sítios, fazendas, parques, praias e trilhas com autonomia e segurança.

“Ela é equipada com bateria de lítio, três vezes mais leve e quatro vezes mais durável que as baterias utilizadas nas cadeiras motorizadas disponíveis no mercado; dois motores elétricos de 350W; controle via joystick; sistema de suspensão independente e desmontagem facilitada para o transporte.

Eureka 2020

Devido à pandemia, neste ano, em sua 26.ª edição, o evento será totalmente on-line, por meio de lives, vídeos, plantões de dúvidas e banners, de 06 a 08 de novembro, totalmente gratuito e aberto ao público.  Todos os projetos que serão apresentados pelos formandos de Engenharia, Administração e Design são inspirados nas diretrizes dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (propostos pela ONU).

Serviço – EUREKA 2020, de 6 a 8 de novembro. Em 6/11 (sexta-feira), as apresentações acontecem das 13h às 17h e das 18h às 22h. Em 7 e 8, atividades se concentram das 10h às 14h e das 15h30 às 19h30. Local: On-line – Participação gratuita

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia

O Instituto Mauá de Tecnologia – IMT promove o ensino científico-tecnológico há 58 anos, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Com dois campi localizados em São Paulo e São Caetano do Sul, o IMT conta com um Centro Universitário e um Centro de Pesquisas.  O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização (MBA) nas áreas de Gestão, Design e Engenharia. O Centro de Pesquisas desenvolve tecnologias para atender às necessidades da indústria e atua como importante elemento de ligação entre as empresas e a academia.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Eureka apresenta cadeira motorizada para todos os tipos de terrenos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *