Estudantes de São Caetano ganham livro com a história da cidade

460 0

Da Redação – As crianças dos 3os anos das escolas municipais de São Caetano do Sul começaram a receber um livro com a história da cidade editado pela Fundação Pró-Memória. Nesta quarta-feira (11/5) o prefeito Paulo Pinheiro fez a entrega simbólica da obra na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Luiz Olinto Tortorello, no Bairro Cerâmica, e recebeu o carinho dos estudantes.

O livro A História de São Caetano do Sul foi escrito por Nereide S. Santa Rosa e ilustrado por Roberta Giotto. A obra, voltada ao público infantojuvenil, possui diversos elementos lúdicos e apresenta os principais eventos e personagens da história sulsancaetanense, como os indígenas, escravos, bandeirantes, monges, imigrantes e migrantes.

“Este livro é muito importante para ensinar aos alunos a história de São Caetano. Conhecer o passado da cidade vai permitir que os jovens garantam que seu sucesso permaneça no futuro”, afirmou o prefeito Paulo Pinheiro. A presidente da Fundação Pró-Memória, Sonia Maria Franco Xavier, ressaltou que com o livro os estudantes também poderão ensinar a história da cidade para seus familiares.

A secretária municipal de Educação, Ivone Braido Voltarelli, participou da cerimônia e explicou que o livro foi pensado especialmente para as crianças. “Um livro é sempre um dos melhores presentes que um estudante pode receber, e ele é ainda melhor quando conta a história de nossa cidade. Muitas vezes os alunos têm curiosidade sobre os nomes dos lugares, sobre acontecimentos do passado, e agora terão a oportunidade de aprender sobre isso de forma lúdica e divertida.”

Aprovação – Os professores da EMEF Luiz Olinto Tortorello já estavam trabalhando com o livro A História de São Caetano do Sul em sala de aula, com grande sucesso entre os alunos. Andressa Moro, professora polivalente da escola, afirmou que os estudantes adoraram conhecer o passado da cidade. “Nós contamos as histórias do livro e catalogamos fotos antigas. Todos ficaram encantados e lamentaram não ser mais possível navegar nos rios que circundam São Caetano – eles queriam ir de barco até a região da 25 de Março.”

As crianças, que receberam o livro para levar para casa, não esconderam a empolgação de conhecer a história de sua cidade. Júlio Marconi Moraes, por exemplo, gostou de saber que os índios chamavam a região que hoje abriga São Caetano de Tijucuçu, ou grande lamaçal. “Quando chovia tudo virava um lamaçal. Aí os moradores usavam o barro para fazer louças.”

Se o Júlio gostou da história sobre o lamaçal, João Pedro Cândido Garcia, de 8 anos, não foi econômico no elogio ao livro: “A parte que eu mais gostei foi de tudo”. A professora Andressa Moro concorda com a avaliação das crianças. “O livro é uma graça, muito bonito. A história de São Caetano foi contada de uma forma lúdica.”

Pró-Memória – O livro A História de São Caetano do Sul integra as atividades do projeto Encontro com a História, promovido pela Fundação Pró-Memória com o objetivo de enriquecer os conteúdos disponíveis para alunos e professores, dar suporte aos docentes para o desenvolvimento de atividades dentro e fora de sala de aula e ampliar o atendimento da instituição ao público escolar.

Outras informações sobre as atividades da Pró-Memória podem ser obtidas pelo telefone 4223-4780. A Fundação também possui página oficial no Instagram (instagram.com/fpmscs_oficial) e no Facebook (facebook.com/promemoria.caetano).

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Estudantes de São Caetano ganham livro com a história da cidade"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *