Estudantes de SCS vão à final da 4ª Olimpíada de Aplicativos

478 0

Texto: Suzel Tunes – Foto: Divulgação/PMSCS

Da Redação – Uma equipe de alunos da EMEFM (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio) Arquiteto Oscar Niemeyer, localizada no Bairro Oswaldo Cruz, está na etapa final da 4ª edição da Olimpíada Nacional de Aplicativos (ONDA).  O app “Descarte Certo SCS”, cujo objetivo é informar a população sobre a maneira mais fácil e segura de descartar recicláveis, já está classificado entre os 15 melhores aplicativos dentre escolas públicas e particulares de todo o País.

A ONDA, que é realizada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), traz em 2020 o tema “Cidades Inteligentes e Sustentáveis”.

A equipe, que é composta pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio Milena Ferreira de Lima, Paloma Caroline de Oliveira e Kauê Gonçalves Pereira, sob orientação do professor de Ciências e Biologia Higor Souza de Almeida, sensibilizou-se pelas diversas notícias de danos ambientais que estamos vendo nos dias atuais.

“O que muitos não sabem é que boa parte desses danos é causada pelo descarte incorreto de lixo. Dessa forma, escolhemos esse tema para levar mais conhecimento para as pessoas, começando pela nossa cidade. Acreditamos que, por meio da conscientização e das informações contidas em nosso aplicativo, problemas como enchentes, acúmulo de lixo nas ruas e a separação equivocada de resíduos possam ser amenizados”, diz Milena.

Para desenvolver o projeto, os alunos da Oscar Niemeyer pesquisaram profundamente o tema e visitaram o Centro de Triagem de Coleta Seletiva do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental), no Bairro Prosperidade. Em 2020, o Saesa alcançou pela terceira vez a primeira colocação do Ranking da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) pela qualidade dos serviços prestados.

“De 100 equipes participantes de todo o país, de escolas públicas e particulares, foram classificadas para a quarta etapa do concurso apenas as 15 que receberam as maiores pontuações. Nossa equipe está no topo desse ranking, com uma das duas notas mais altas dessa etapa”, conta, orgulhoso, o professor Higor Souza de Almeida. A comissão julgadora da Olimpíada avaliou itens como qualidade do vídeo; originalidade e inovação na proposta do app, relevância do serviço prestado e sua aplicabilidade.

O app Descarte Certo SCS traz informações sobre os serviços públicos de coleta seletiva de lixo, como dias e horários que passam os caminhões de coleta e o contato do serviço “Cata Treco” (Saesa), que faz a retirada agendada de utensílios domésticos, além de orientações sobre coleta de óleo e eletrônicos e dicas de sustentabilidade que os moradores podem colocar em prática em suas casas.

PARTICIPE DA VOTAÇÃO

O campeão da Olimpíada será agora, definido pelos visitantes da página de Facebook da Olimpíada: https://www.facebook.com/4aonda. Até o dia 15 de dezembro, todos os 15 vídeos participantes da etapa final ficarão disponíveis para visualização na página. A divulgação final dos resultados sai no dia 16 de dezembro. Conquistará a primeira colocação o vídeo que receber mais “curtidas” dos internautas. Quem quiser conhecer e prestigiar o trabalho dos alunos de São Caetano do Sul pode entrar diretamente no link https://www.facebook.com/4aonda/videos/1532515550281546. E curtir.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Estudantes de SCS vão à final da 4ª Olimpíada de Aplicativos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *