Espro acelera digitalização e tem ganho de 75% em produtividade com TOTVS

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Com a migração, instituição passa a ter informações em tempo real e a agilidade necessária para trabalhar com capacitação à distância

Da Redação – O Espro, entidade filantrópica focada na capacitação profissional de jovens há mais de 40 anos, reestruturou sua estratégia de digitalização com soluções da TOTVS. O novo contrato prevê a união de sistemas de gestão aliados aos serviços TOTVS Cloud, que garante economia em infraestrutura e disponibilidade total de infraestrutura e sistema.

O projeto entrega visibilidade em tempo real dos dados da instituição e mais agilidade nos processos, com redução de até 75% no tempo de processamento da folha de pagamento de 6 mil aprendizes, número que representa metade dos 12 mil jovens que o Espro atende diretamente em todo o Brasil.

Cliente da TOTVS desde 2010, o Espro atua em mais de 2200 municípios, com iniciativas socioeducacionais e de inserção de adolescentes e jovens no mercado de trabalho, especialmente por meio do programa jovem aprendiz. A entidade decidiu retomar o contato com a fornecedora de tecnologia em meados de 2019 para implantar soluções complementares ao TOTVS Backoffice – Linha Protheus, como o TOTVS CRM, TOTVS Fluig e o app TOTVS Meu RH, que atendem às necessidades específicas de suas atividades filantrópicas.

O projeto, que teve início em 2019 e deve ter a sua primeira fase concluída até o final de 2020, exigiu uma mudança radical na cultura da instituição, uma vez que as equipes estavam acostumadas com processos menos integrados, além de não aproveitarem o potencial do ERP já instalado. Não obstante, a migração para a TOTVS Cloud e a implantação das demais soluções está ocorrendo durante a pandemia, quando todas as filiais trabalharam pela primeira vez em home office.

“Um dos nossos desafios era ter uma visão centralizada das atividades comerciais em todo o país. Indicadores como duração do funil de vendas, taxa de conversão das empresas parceiras ou detalhes das negociações que eram acompanhados de maneira manual e descentralizada por relatórios de excel, por exemplo” afirma Alessandro Saade, CEO do Espro. “Com a adoção das soluções da TOTVS, agora conseguimos visualizar toda a operação e traçar estratégias mais dirigidas. Outro ponto fundamental da nossa confiança na TOTVS é a adequação dos sistemas às legislações específicas do nosso setor e à LGPD.”

Um dos principais serviços prestados pelo Espro às mais de três mil empresas parceiras é a gestão de jovens aprendizes. Com a adoção do TOTVS Fluig, Saade afirma que os processos envolvendo este serviço se tornaram muito mais ágeis e automatizados. “Já estamos utilizando o Fluig na aprovação de contratos e compras. Tivemos uma redução de 14 cliques para apenas 2 neste processo, sem contar que agora temos a vantagem de poder executar essa função pelo celular a qualquer momento ou lugar” conta o executivo. “Também estamos em fase de implantação do app Meu RH, no qual nossos colaboradores já podem fazer consultas de holerite, e logo haverá lançamento de registro de ponto, justificativas de falta ou envio de atestado pelo dispositivo móvel. Mas nossa ambição é levar esta funcionalidade a todos os jovens aprendizes muito em breve. Isso facilitará nosso trabalho, que hoje ainda é feito por malotes impressos em cada filial.”

A remodelação na gestão do Espro representa o momento enfrentado por empresas dos mais variados portes e setores da economia. “A pandemia acelerou planejamentos e investimentos em tecnologia em todos os mercados, ficou evidente que com as soluções adequadas é possível ter mobilidade e agilidade para enfrentar os desafios do dia a dia e ainda conquistar melhores resultados. Com a automação dos processos, o Espro está ainda mais perto de se tornar uma companhia digital de ponta a ponta” finaliza Saade.

Sobre o Espro

Há 40 anos o Espro – Ensino Social Profissionalizante se dedica a formar talentos e tem uma história focada na transformação social. Durante esse período foram mais de 315 mil encaminhamentos e 729 mil atendimentos sociais, desempenhando um papel estratégico na formação de adolescentes e jovens em busca do primeiro emprego e, sobretudo, no desenvolvimento de cidadãos conscientes e protagonistas para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

A instituição está presente em todo o território nacional, com filiais e polos em 16 estados, alcança 2.202 municípios e capacita anualmente mais de 17 mil jovens, em situação de vulnerabilidade, por meio dos Programas Jovem Aprendiz e Formação para o Mundo do Trabalho.

Além disso, o Espro oferece também diversos projetos e ações sociais que alcançam também as famílias e comunidades dos aprendizes. Os jovens podem se inscrever pelo site www.espro.org.br.

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