Esporte em São Caetano leva qualidade de vida, saúde e convívio social para famílias

670 0

Da Redação – Diz o ditado que o mais difícil não é chegar ao topo, mas sim se manter nele. E é isso que a Prefeitura de São Caetano do Sul faz dia e noite aos longos dos anos para que a cidade se mantenha como a primeira colocada no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre todos os municípios do Brasil. No esporte, por exemplo, São Caetano, que é referência nacional e celeiro de atletas, conta com uma das iniciativas mais inclusivas e espelho para diversas cidades país afora que é o Programa Esportivo Comunitário (PEC).

“Acreditamos no esporte como meio de promoção de educação, saúde e cultura. Um mecanismo de socialização, em que pessoas aprendem a conviver, superar as dificuldades e respeitar os adversários”, ressalta o prefeito Paulo Pinheiro.

Criado em 1987, o PEC oferece aulas gratuitas em 37 modalidades esportivas para os moradores de São Caetano de todas as idades. Atualmente, de acordo com a Secretaria Municipal de Esporte e Turismo são mais de 11 mil pessoas desenvolvendo em um dos 22 locais, atividades variadas como: vôlei, futebol, basquete, badminton, ginástica, pilates e tantas outras.

Dividido por faixas etárias (PEC1, 2 e 3), o Programa serve como porta de entrada para as crianças que desejam seguir carreira esportiva, mas também para àquelas pessoas que desejam maior qualidade de vida, saúde e bem estar por meio do esporte.

Bem estar e convívio social que podem ser notados pela grande quantidade de famílias que participam do PEC. Pais e filhos, que praticam as aulas e desenvolvem habilidades e fazem novas amizades.

É o caso de Renata Busculo Rodrigues, 45, moradora do Bairro Santa Maria que participa das aulas de vôlei do PEC realizadas as quartas e sextas no Clube Gisela. Renata tem seus três filhos Leonardo, Felipe e Vinícios de 12 anos também participando da ação. Eles praticam vôlei, quase no mesmo horário da mãe e no mesmo local.

“Além de ser um fator de relaxamento do dia a dia e de todos os benefícios para nossa saúde, corpo e mente aqui também temos orientação, treinos e a oportunidade de fazer novas amizades”, disse Renata ao lado dos trigêmeos.

Quem também participa do PEC é Vanizete Santana, 44, que mora no Bairro Nova Gerty. Participante da turma de ginástica e pilates no Gisela, Vanizete decidiu se inscrever no programa após ver os benefícios que sua filha, Beatriz de 16 anos, havia obtido com a prática da Natação.

“As aulas são bem didáticas com teoria e prática. Os professores e demais profissionais são de ótimo gabarito técnico. Estar aqui me auxilia muito no condicionamento físico e aumenta minha disposição para enfrentar a rotina”, explicou.

PEC – Os interessados em conhecer mais sobre o Programa Esportivo Comunitário podem entrar em contato com a Secretaria de Esporte de segunda à sexta das 8h às 18h pelo telefone 4229 2034 ou pelo e-mail: pec@saocaetanodosul.sp.gov.br

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Esporte em São Caetano leva qualidade de vida, saúde e convívio social para famílias"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *