Espetáculo de dança é cenário para encerramento do Comunidade Ecofashion 2017

881 0

Da Redação – Empenhada em contribuir para o desenvolvimento socioambiental da comunidade onde está inserida, a Braskem promove, em parceria com o Sesi-SP e o Instituto Akatu, a terceira edição do Programa Braskem de Educação Ambiental, que beneficia dez escolas da rede pública do Grande ABC, alcançando cerca de 600 crianças de 9 a 12 anos. A etapa final do programa é a participação no Comunidade Ecofashion, que desafia as crianças a aplicarem na prática o conhecimento adquirido durante as capacitações.

Realizado pelo Ecotece, instituto do terceiro setor que atua há mais de dez anos com a temática da moda sustentável, o Comunidade Ecofashion aborda o consumo consciente e a reciclagem de forma lúdica. Sob a supervisão de estilistas especializados em moda reciclada, cada escola confecciona uma roupa a partir do reaproveitamento de materiais descartados. “A proposta não é que os trajes criados sejam utilizados no dia a dia, mas demonstrar para os participantes a importância de ressignificar o que antes era tido como lixo, e da reciclagem no processo de consumo consciente”, explica Lia Spínola, diretora do Ecotece.

Em parceria com a Cia. Tentáculo Jovem, o Ecotece organizou um espetáculo de dança contemporânea para apresentar as roupas produzidas pelas crianças. Liliane de Grammont, diretora do espetáculo, explica que a companhia de dança tem um projeto também com uma proposta social e relacionado à reciclagem e, muito próximo ao trabalho realizado pelo Ecotece, e essa identificação aproximou as duas instituições, que enxergaram uma maneira de dar vida à história criada pelas crianças durante as capacitações.

O roteiro e a trilha da apresentação foram criados com base na história desenvolvida pelos alunos durante a capacitação para a elaboração das roupas e, dessa forma, eles foram protagonistas em todo o processo criativo do espetáculo. Durante a criação do roteiro, a equipe cuidou para que, além das questões sustentáveis, a música e a dança fossem usadas para transmitir mensagens que impactassem as crianças e as fizessem refletir sobre o espetáculo. “Nessa busca, abordamos temas como amizade, isolamento digital, bullying e afetividade, utilizando diversas referências dadas pelas crianças durante a capacitação, como elementos do funk, do sertanejo, louvores de igrejas, entre outros. Acredito que isso tornou o projeto ainda mais rico culturalmente, materializando todo o processo de criação dos alunos”, afirma Liliane.

Pamela Gomes Teixeira, agente de Responsabilidade Social do Sesi-SP, professora e coordenadora pedagógica do Programa Braskem de Educação Ambiental, explica que a implementação do projeto leva elementos diferentes para sala de aula, o que torna muito mais dinâmica a aprendizagem. “Eu sinto que a resposta dos alunos é muito positiva e é possível ver como todos se engajam para participar. Além disso, o projeto acaba se expandindo dentro das escolas, o que deixa um legado de conhecimento para todos”, afirma.

Flávio Chantre, gerente de Relações Institucionais da Braskem, reforça que o desenvolvimento humano é uma das causas foco da companhia. “Ficamos muito orgulhosos de participar do Comunidade Ecofashion, onde vemos na prática a aplicação do conhecimento transmitido no Programa Braskem de Educação Ambiental. Este ano, foi ainda mais emocionante ver as crianças reconhecerem suas criações durante o espetáculo”, finaliza.

Sobre o Ecotece (ecotece.org.br) – O Ecotece é uma OSCIP fundada em 2005 que tem como missão gerar soluções criativas na moda através da educação e desenvolvimento de produtos sustentáveis, visando a construção de uma cadeia de moda mais ética, limpa e inclusiva. Ela visa democratizar os conceitos e técnicas da moda ética, promover desenvolvimento local, empoderamento, empreendedorismo, qualificação profissional e geração de renda, atuando no fortalecimento de grupos produtivos vulneráveis, com prestação de serviços de moda e design, ligados ao Comércio Justo e Economia Solidária.

Sobre a Braskem – Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e faturamento de R$ 55 bilhões em 2016. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Espetáculo de dança é cenário para encerramento do Comunidade Ecofashion 2017"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *