Coluna do dia 03/11/2015

726 0

O Homem não tem porto, o tempo não tem margem; ele corre e nós passamos…!

Alphonse de Lamartine.

Especialistas discutem Responsabilidade Civil na Faculdade Direito de São Bernardo

No próximo sábado (7), das 13h30 às 17h30, a Faculdade de Direito de São Bernardo realiza o seu I Encontro sobre Direito Civil, que terá como tema geral as “Perspectivas da responsabilidade civil na pós-modernidade”. O evento terá a coordenação da Profa. Dra. Débora Vanessa Caús Brandão, marcando a primeira mobilização para debater, formalmente, o Direito Civil em um modelo no qual os professores e alunos interagirão com os professores convidados. Segundo ela, falar sobre responsabilidade civil é bastante relevante porque as possibilidades do surgimento de danos e a necessidade da devida indenização são diárias. A primeira exposição de ideias será realizada pelo Prof. Dr. Marco Fábio Morsello. O convidado é doutor em Direito Civil pela USP; professor-doutor dos cursos de graduação e pós-graduação da USP; professor-doutor da FGV, da Escola Paulista da Magistratura e do Instituto Internacional de Ciências Sociais; juiz da 9ª Vara Cível (Santana); ex-juiz assessor chefe de gabinete da Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo; membro efetivo da Associação Brasileira de Direito Aeronáutico e Espacial; além de autor de diversos livros. A segunda palestra será proferida pelo Prof. Dr. Rogério Donnini. O convidado é livre-docente, doutor e mestre em Direito Civil pela PUC-SP, onde leciona no Programa de Mestrado e Doutorado; professor visitante (visiting professor) e pesquisador da Facoltà di Giurisprudenza della Seconda Università degli Studi di Napoli, Itália, e da Escola Paulista da Magistratura; titular da cadeira 73 da Academia Paulista de Direito, onde foi presidente; membro da Association Henri Capitant des Amis de la Culture Juridique Française; advogado, parecerista e consultor jurídico; autor de vários livros, entre os quais “Responsabilidade civil na pós-modernidade – Felicidade, proteção, enriquecimento com causa e tempo perdido” e “Responsabilidade civil pós-contratual”. As inscrições devem ser realizadas pelo site www.direitosbc.br. Para mais informações, entre em contato pelos números (11) 3927-0222 e (11) 4123-0222 (ramais 194, 196 e 240).

Frase:

Todos os estudiosos do Direito se deparam diariamente com estas questões. Estaremos diante de duas autoridades neste assunto e, portanto, teremos a oportunidade de saber as mais novas teorias e posicionamentos dos tribunais com nossos professores convidados. Será uma tarde civilista!

Débora Vanessa Caús Brandão, coordenadora do I Encontro sobre Direito Civil, promovido pela Faculdade Direito São Bernardo, no próximo sábado, ao comentar os objetivos da atividade

Frase:

Achamos que uma corrida contra a corrupção será uma forma marcante para lançarmos as primeiras ideias do Instituto. Uma corrida alia o sentimento de superação individual ao do engajamento. Todos correm juntos com o mesmo foco: alcançar a linha de chegada. Como numa corrida, precisamos superar nossos lamentos e vencer o desafio

Roberto Livianu, promotor de Justiça e futuro presidente do Instituto Não Aceito Corrupção, que será formalmente lançado em dezembro, ao comentar a primeira atividade pró-criação do instituto

Fórum que discute inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho estará em São Caetano

O Fórum itinerante “Sou Capaz”, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em parceria com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), estará nesta quarta-feira (4), das 8h30 às 12h30, no Teatro Santos Dumont, à Avenida Goiás, 1.111, Centro, São Caetano, na Grande São Paulo. Dirigido a profissionais do setor público e privado, sindicatos, entidades, sociedade civil e Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o “Sou Capaz” tem o objetivo de orientar, debater e buscar soluções para a inclusão profissional de pessoas com deficiência, reabilitados e aprendizes no mercado de trabalho. Na programação do evento estão os temas: Apresentação programa “Sou Capaz” – Inclusão social e profissional de pessoas com deficiência, aprendizes e reabilitados pelo INSS; Práticas do Ministério do Trabalho e Emprego para a inclusão profissional de pessoas com deficiência, reabilitados e aprendizes; Qualificação profissional – Investimento que gera produtividade e competitividade para a sua empresa; O papel dos profissionais de segurança e saúde do trabalho no processo de inclusão e o modelo SESI/SP de reabilitação e Boas práticas no processo de inclusão e retenção dos profissionais com deficiência, reabilitados e aprendizes no mercado de trabalho. Desenvolvido pelo Departamento de Ação Regional (Depar) da Fiesp, em 2014, o programa “Sou Capaz” percorreu 13 regionais no Estado de São Paulo, com o registro de mais de 1500 representantes de indústrias, instituições e órgãos públicos participantes de seus fóruns e cursos.


CORRENDO CONTRA A CORRUPÇÃO 1

  • No próximo domingo (8), acontece a 1ª edição da Corrida e Caminhada Não Aceito Corrupção em São Paulo, uma iniciativa do Movimento do Ministério Público Democrático (MPD), em parceria com o Instituto Não Aceito a Corrupção. O objetivo é arrecadar fundos para os primeiros trabalhos do Instituto Não Aceito Corrupção, que será formalmente lançado em dezembro. Trata-se uma entidade sem fins lucrativos, apartidária, fundada por profissionais que têm o objetivo de estudar, desenvolver, promover e implantar ações que tenham impacto real na sociedade. Serão três seus pilares de atuação: pesquisa, para conhecer o fenômeno que se quer combater, políticas públicas, para fazer uma discussão qualificada dos melhores remédios, e educação, para difundir conhecimento sobre ferramentas de fiscalização do Poder Público.

CORRENDO CONTRA A CORRUPÇÃO 2

  • A corrida e a caminhada terão largada às 7h da manhã, em frente à Praça Charles Miller no Pacaembu, com percursos de 5 e 10 km pelas ruas do bairro. As inscrições custam R$ 60 e podem ser feitas pelo site www.naoaceitocorrupcao.com.br até o dia 4 de novembro. A entrega do kit (sacola, camiseta, número de peito e Chip) será no dia 7 de novembro, na véspera do evento. Mais informações: www.facebook.com/corridanaoaceitocorrupcao

ENQUETE CLIQUEABC 1

  • O prefeito Carlos Grana manteve a liderança na primeira semana da enquete “Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para prefeito de Santo André”, neste CliqueABC. Com 13 votos, Grana foi lembrado por 45% dos 29 internautas que votaram na enquete. Vale lembrar que a enquete não tem qualquer conotação de pesquisa eleitoral, e representa apenas a vontade dos internautas que visitaram a home page (www.cliqueabc.combr) e votaram no candidato da sua preferência.

ENQUETE CLIQUEABC 2

  • O bloco intermediário na enquete é liderado pelo tucano Paulinho Serra, ex-vereador e ex-secretário de Obras da administração Carlos Grana, com 5 votos (17%); seguido pelo vereador Luiz Zacarias (PTB), com 4 votos (14%); o ex-prefeito Aidan Ravin, com 3 votos (10%); o advogado Raimundo Salles, com 2 votos (7%); e Rafael Daniel e Pastor Bittencourt, com 1 voto (3%). O vereador Aílton Lima (Solidariedade) e Cícero Firmino Martinha não foram votados.

Comerciantes de São Bernardo reforçam campanha Outubro Rosa

Em São Bernardo, até comerciantes aderiram ao Outubro Rosa, campanha de luta contra o câncer de mama, o tipo mais comum entre as mulheres. Graças à parceria da Prefeitura com a Associação dos Permissionários do Mercado Municipal do Rudge Ramos e com a Associação dos Comerciantes e Lojistas da Kennedy, proprietários de estabelecimentos comerciais ajudaram a conscientizar clientes e a população em geral sobre os riscos da doença e a importância de realizar o autoexame. Essa é a primeira vez que os comerciantes da Avenida Kennedy participam da ação. Como parte da campanha, além da distribuição de material informativo e de laços rosa entre os clientes, os estabelecimentos comerciais receberam iluminação rosa, que remete às cores da campanha. “Muitas fregueses viam os cartazes da campanha e nos relatavam como venceram a doença. Outros levam para casa os folhetos informativos e nos pedem os laços para mostrar que também se importam com a causa”, salientou o representante da Associação dos Comerciantes e Lojistas da Kennedy, Fábio Gomes. Já no Mercado do Rudge Ramos, essa é a segunda vez que a campanha é realizada em conjunto com os comerciantes. Além de cartazes e material explicativo, o local abriu espaço para que as voluntárias da Organização Não Governamental (ONG) Recomeçar é Possível distribuíssem laços rosa e abordassem clientes para falar sobre a doença. A presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Municipal do Rudge Ramos, Sonia Centurion, citou uma das razões da entidade participar da campanha. “A associação, por ser presidida por uma mulher, tinha a obrigação de participar. Não só tentando falar com os clientes sobre os riscos da doença e a importância do diagnostico precoce, mas também alertando as comerciantes e fazerem a mamografia.” “É muito importante que as mulheres estejam alertas”, afirma Maria Isabel dos Santos Araújo, comerciante do Mercadão do Rudge Ramos que passa por tratamento de câncer de mama. As duas entidades de comerciantes também devem participar das ações do Novembro Azul, campanha que conscientiza os homens sobre a importância de prevenir a ocorrência de câncer de próstata e outras doenças.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Coluna do dia 03/11/2015"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *