Especialistas alertam para o abandono e violência contra a pessoa idosa

144 0

Mestra em gerontologia e titular da Delegacia do Idoso de Santo André abordaram violência contra a pessoa idosa na entidade regional

Da Redação – O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu, nesta quinta-feira (27/6), uma palestra com o tema “Dialogando Sobre o Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa”. O assunto foi abordado pela mestra em gerontologia, especialista em enfermagem em saúde pública e graduada em serviço social e enfermagem Maria Aparecida de Souza Rosa e pelo delegado titular da Delegacia do Idoso de Santo André, Darci Freitas.

Maria Aparecida lembrou que neste mês é celebrado o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (14/6) e propôs uma reflexão sobre os preconceitos sofridos diariamente por esta parcela da população. Ela também abordou as dificuldades que surgem com a perda de autonomia, aumentando a dependência da população idosa.

“São 30 milhões de idosos brasileiros que provavelmente vão passar por algum tipo de violência, e isso é uma violação de direito humano fundamental”, afirmou Maria Aparecida, que considerou ainda que a omissão ao presenciar uma violência favorece o agressor.

Para reforçar o combate à violência, o delegado enfatizou a importância da denúncia anônima. Para Darci Freitas, além de agressões físicas, também existem formas de violência menos explícitas. “O abandono e a negligência somam maiores números de denúncias”, ressaltou.

“Além do enfrentamento a violência, o empoderamento social dos idosos é extremamente importante, porque é um grupo diverso, e na maioria das vezes ativo, com homens, mulheres, brancos, negros e homossexuais. A população idosa pode muito e não deve nada para ninguém”, concluiu Freitas.

Durante a palestra, o secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão anunciou a formalização da passagem do Grupo Temático Pessoa Idosa para Grupo de Trabalho (GT) da entidade regional.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Especialistas alertam para o abandono e violência contra a pessoa idosa"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *