Especialistas 2018 reúne os melhores ginastas do país em Santos

414 0

Da Redação – Com a presença dos principais ginastas do país, a cidade de Santos recebe o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística Especialistas de 2018. O evento, que premia os melhores atletas em cada um dos aparelhos, será realizado de 15 a 19 de agosto, na Arena Santos.

“O Especialistas é mais uma chance que temos de representar nossos clubes. As pessoas nos assistem na Seleção, mas para chegar ali tivemos a ajuda das nossas equipes. Também é uma ótima oportunidade de divulgar a ginástica Artística pelo país”, afirmou Arthur Zanetti, medalha de ouro nas argolas nas olimpíadas de Londres-2012 e prata na Rio-2016, que vai em busca de três finais: argolas, solo e salto. Na última edição do Campeonato, ele venceu nas argolas e no salto.

“Nas argolas, vou buscar meu melhor para ser campeão. Nas outras provas, vou me empenhar para disputar a medalha contra grandes atletas, inclusive medalhistas olímpicos. Essas provas também são importantes na preparação para o Mundial de Doha (em outubro)”, completa o atleta, que terá como adversários nomes como Diego Hypolito e Arthur Nory, prata e bronze no solo na última Olimpíada.

Na disputa feminina, Jade Barbosa, duas vezes medalha de bronze em Mundiais, Daniele Hypolito, prata no Mundial de 2001, e Thaís Fidélis, quarta colocada no último Mundial, estão entre as candidatas ao topo do pódio.

O torneio tem uma etapa classificatória, e os seis melhores em cada um dos aparelhos disputam a grande final, no domingo (19).

Final do Brasileiro por equipes – Em meio à disputa do Campeonato de Especialistas, os ginastas terão também de dar o máximo para ajudar seus clubes a lutarem pelo topo do pódio no Brasileiro. No sábado, dia 18, será realizada a final por equipes do Campeonato Brasileiro Adulto.

A disputa deveria ter sido realizada em junho, mas acabou cancelada após um incidente que levou à interrupção do fornecimento de energia elétrica ao ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP).

“Infelizmente, a competição não pôde continuar em São Bernardo. Mas faremos um evento de alto nível, mostrando o melhor da Ginástica Artística Brasileira em Santos”, afirma a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Luciene Resende.

No masculino, vão disputar a medalha de ouro Esporte Clube Pinheiros, Minas Tênis Clube, SERC Santa Maria e Grêmio Náutico União. Na Ginástica Artística Feminina, Flamengo, CEGIN, São Bernardo do Campo e Grêmio Náutico União irão buscar o primeiro lugar.

“Quem sai ganhando é o pessoal de Santos, que vai poder presenciar uma final por equipes. É uma competição muito legal, com uma energia boa. Será bom teste para competições internacionais que estão por vir”, diz Francisco Barretto, que se sagrou campeão do individual geral em São Bernardo do Campo.

Entre as mulheres, a medalha de ouro ficou com Daniele Hypolito, que conquistou seu 14o título nacional. Para os ginastas, essa é uma das disputas mais emocionantes da Ginástica Artística nacional, já que apenas três atletas participam das provas em cada aparelho, e todas as notas contam para o resultado final das equipes. “Certamente é uma das competições mais emocionantes. Qualquer erro pode ser fatal’, afirma Robson Caballero, Coordenador do Comitê Técnico da Ginástica Artística Masculina.

Torneio Nacional – A Arena Santos irá receber também a 33a edição do Torneio Nacional, de 13 a 15 de agosto. A competição reúne atletas de todo o país nas categorias pré-infantil, infantil, juvenil e adulto nas divisões iniciante, intermediário e avançado. O objetivo é incentivar a prática da Ginástica Artística por todo o Brasil.

“O Torneio Nacional tem como propósito massificar e desenvolver a modalidade de modo a detectar novos talentos. Nossas atenções estão voltadas não só para os atletas, mas também para novos  profissionais, como técnicos e preparadores físicos. São mais de 300 crianças e jovens participando da competição, mostrando um belíssimo trabalho desenvolvido de nossas filiadas e seus clubes. Esse encontro em Santos possibilitará mais uma vez uma vivência muito rica entre as gerações dos novos talentos e seus ídolos”, afirma a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Luciene Resende.

Serviço – Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística Especialistas 2018 e Torneio Nacional, de 13 a 15 de agosto – Torneio Nacional. De 15 a 19 de agosto – Campeonato Brasileiro, na Arena Santos – Av. Rangel Pestana, 184, Vila Matias, Santos (SP). Entrada gratuita

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Especialistas 2018 reúne os melhores ginastas do país em Santos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *