Espaço Troca Livro abriga um mundo mágico no Nova Petrópolis

586 0

Da Redação – Muita gente que passa em frente à casa colorida do número 624 da Avenida Prestes Maia, no Bairro Nova Petrópolis, nem imagina que lá dentro existe um mundo mágico da literatura, das histórias em quadrinhos, da música (CDs, DVDs e discos de vinil) e revistas, entre outras publicações.

E o melhor: tudo o que está ali pode ser trocado, mas desde que seja por outro da mesma categoria. Afinal, aquela casa abriga o Espaço Troca Livro da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Bernardo, criado em agosto de 2000 a partir do excedente das bibliotecas municipais e que hoje conta com cerca de 35 mil títulos da literatura nacional e estrangeira, de livros infantis aos de ciências sociais e de psicologia.

O espaço faz parte da Rede de Bibliotecas Públicas e tem como objetivo expandir a leitura e a troca de livros, revistas e CDs. O local recebe aproximadamente mil pessoas por mês, que ali também encontram áreas aconchegantes como o amplo quintal para momentos de reflexão e leitura.

Um dos maiores obstáculos da troca, para os leitores, é se desapegar das antigas publicações que ocupam bom espaço na estante de casa. O frequentador Ricardo Barreto sentiu essa dificuldade, mas conseguiu superar e agora vive novo momento como fã da leitura. “No começo é difícil desapegar dos nossos livros, mesmo sabendo que nem vamos mais ler aqueles títulos, mas é necessário. Eu trouxe para minha leitura livros novos, alguns que eu nem pensava em ler. É uma experiência ótima.”

Ricardo conta que frequenta o Espaço Troca Livro há mais ou menos três anos, já trocou uma infinidade de livros e destaca que o local também é muito democrático, pois as estantes abrigam opções para todos os gostos e idades. “Meus favoritos são as biografias, mas aqui tem livro para criança, jovem, autoajuda, e até alguns em outros idiomas”, conta.

Como parte da Rede de Bibliotecas Públicas, a casa tem autonomia para encaminhar doações para outros espaços, como bibliotecas, instituições e projetos de leitura. No caso dos livros excedentes, são encaminhados para o projeto Espalhando a Leitura, parceria com a Secretaria de Saúde que incentiva a leitura nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Para o interessado em trocar seus itens, o local possui algumas recomendações. O material não pode estar rasgado, rabiscado, grifado, sujo, desatualizado e/ou reprodução. A troca é feita por objetos da mesma categoria (livro por livro e revista por revista, por exemplo). Há também um limite diário para o escambo: são seis itens por dia.

O Espaço Troca livro fica na Avenida Francisco Prestes Maia, 624, Centro, São Bernardo do Campo. Informações: 4122-5983 ou pelo e-mail trocalivro@saobernardo.sp.gov.br.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Espaço Troca Livro abriga um mundo mágico no Nova Petrópolis"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *