Espaço Braile de São Bernardo promove inclusão e literatura

736 0

Da Redação – O Espaço Braile da Prefeitura de São Bernardo é um local voltado para a inclusão literária da população. Por meio do serviço, munícipes com deficiência visual têm a oportunidade de ler obras em braile e escutar os chamados áudios-livro. O espaço funciona temporariamente na Biblioteca Guimarães Rosa, no Bairro Assunção, mas, originalmente, é parte da Biblioteca Monteiro Lobato, fechada para reforma.

O acervo do espaço é constituído por mais de mil livros em braile e aproximadamente 250 livros falados (arquivos em CD), além de equipamentos com acessibilidade como impressora, máquina de escrever, regletes (instrumento de escrita manual do sistema Braille), punções (utilizado para reconhecer os pontos em relevo), sorobãs (aparelho de cálculo) e ampliador para usuários com baixa visão.

O Espaço Braile foi criado em 1997 e, desde lá, vem aumentando o número de visitantes. O usuário pode ficar com o livro ou CD por um mês, com a possibilidade de renovação para mais um mês, o que pode ser feito por telefone.

A responsável pelo espaço, Cristhiane Rufino, conta que os romances são os mais procurados. “O pessoal procura obras mais atuais, como os livros das séries Crepúsculo e Cinquenta tons de cinza.”

A funcionária, que é deficiente visual, explica que muitas pessoas que perderam a visão recentemente procuram o local. “Algumas vêm até aqui para conhecer as possibilidades do nosso acervo e acabamos trocando informações. Busco ajudar todos que nos procuram.”

Os livros em braile podem ser emprestados a todos os munícipes. Já os CDs de áudios-livro só podem ser emprestados aos usuários com deficiência. Também é possível usar livremente os equipamentos de acessibilidade disponíveis.

O local recebe atividades culturais e de leitura, como oficinas voltadas ao público não deficiente visual.

Oficina Brailando – De 25 a 29 de abril o espaço vai receber o Brailando, oficina para apresentar ao público não deficiente visual os fundamentos da escrita braille. Das 13h30 às 16h30 serão apresentados o alfabeto braille, assim como a acentuação, pontuação e números.

A inscrição deve ser feita pelo telefone 4125-1059 (com Cristiane) ou pelo e-mail mlobatosbc@gmail.com.

O Espaço Braile fica na Biblioteca Guimarães Rosa, Avenida João Firmino, 900, no Bairro Assunção.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Espaço Braile de São Bernardo promove inclusão e literatura"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *