ESPA alerta para cuidados com o pet no inverno

1035 0

Assim como os seres humanos, os animais também reagem às mudanças de temperatura, principalmente agora no inverno. Por isso, a ESPA – Equipe Singulariana de Proteção aos Animais alerta para alguns cuidados.

Cães e gatos podem sofrer com os incômodos de gripes e resfriados, mas o mercado já disponibiliza vacinas para protegê-los dos desconfortos e complicações que as doenças respiratórias podem causar. Nos cães, a gripe é causada pelo vírus influenza e pela bactéria Bordelella e pode provocar tosse intensa e até evoluir para uma pneumonia. Já os gatos podem contrair rinotraqueíte e calicivirose, vírus que causam tosse, secreção nasal e sinusite, podendo evoluir para conjuntivite e pneumonia.

Proteger o pet do frio, vento e umidade é a melhor alternativa e os animais idosos precisam de cuidados redobrados. Não os deixem expostos em ambientes externos sem a proteção de um abrigo seco e a casinha deve ficar em um local que não receba vento nem chuva. Vale a pena reforçar a alimentação a fim de que o animal tenha melhores condições de equilibrar a temperatura interna corporal.

Para colaborar com os animais que não tem um lar, a ESPA está promovendo uma Campanha de Inverno para arrecadar cobertores, jornais, papelão, casinhas e roupas. As doações podem ser entregues em uma das unidades do Colégio ou Cursinho e os endereços estão disponíveis no portal.

*

Concursos de bolsas movimentam unidades

Os alunos que ingressarão no 6º ano do Ensino Fundamental II em 2018 e desejam estudar no Liceu Monteiro Lobato já podem se inscrever para o concurso de bolsas, que acontecerá dia 27 de agosto (domingo) às 9 horas. Os candidatos ao Ensino Médio também poderão participar da atividade nas unidades Santo André, São Bernardo e São Caetano, fazendo a avaliação no dia 16 de setembro (sábado) às 9 horas. As inscrições para os concursos devem ser realizadas pessoalmente nas unidades. Mais informações no portal do Singular.

Debates desenvolvem argumentação

A galera do Ensino Médio do Colégio Singular Santo André está trabalhando o poder de argumentação e conta com o apoio e orientação dos professores Gilmar Dantas (Filosofia e Sociologia) e Frank Borges (História). O Projeto Debate ocorre por meio da exibição de filmes, que retratam assuntos polêmicos e contemporâneos que servem de pano de fundo para calorosas discussões, onde cada estudante pode expor seus pontos de vista. Segundo os professores, os debates têm auxiliado na organização de ideias, no aprimoramento da linguagem e, na desinibição dos mais tímidos. Tais discussões não ajudam só no processo de aprendizagem, mas também para que os alunos tenham maior desenvoltura na sua vida social.

Singulariana destaca-se no taiko

O que não faltam nos corredores do Singular são talentos, seja nos estudos, esportes ou na área cultural. Um exemplo que vem chamando a atenção é a aluna Mariana Tiemi Yamada, da 3ª série do Ensino Médio de Santo André, que pratica a arte do taiko – tambor japonês – e participa do grupo Washi Taiko, em Ribeirão Pires. Para a singulariana, o taiko exige condicionamento físico e agilidade. “Há toda uma filosofia que antecede o movimento. São ensinamentos que levo para o meu cotidiano, como disciplina, paciência e perseverança”, explica. A aluna toca fue (flauta japonesa); okedo (versão média do tambor); shime (tambor pequeno); katsugi (como se fosse um okedo, porém mais leve e pendurado por uma correia no próprio taikoista) e chappa (tipo de um prato de bateria, porém menor).

Projeto atua na lógica infantil

Desde o início do ano, o Colégio Singular oferece aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I as Oficinas de Tecnologias Aplicadas, com material Lego Educacional. Segundo Eduardo Zamborlini, coordenador de Mídias Digitais e Tecnologias, o projeto surgiu a partir das novas habilidades e perfil das crianças. “Por meio da construção de um projeto, os alunos estão aprendendo a considerar situações e ampliar a capacidade de seguir instruções”, analisa. As oficinas são ministradas com aulas dinâmicas e no primeiro semestre, os estudantes tiveram contato com o construir, fazer, solucionar problemas e desenvolver a lógica. A proposta é levá-los às experiências reais.

Seja solidário

Até o próximo dia 28 de julho, o Singular, por meio do Singular Social, receberá doações de agasalhos, cobertores e roupas no geral – em bom estado, para a Campanha do Agasalho, em parceria com a Defesa Civil de Santo André e promoção do governo do Estado de São Paulo.
As doações podem ser feitas em qualquer unidade do colégio ou Cursinho e para saber o endereço mais próximo, basta acessar o portal www.singular.com.br.

Semi de Agosto

O Singular Anglo Vestibulares já está com matrículas abertas para as turmas do Semi de Agosto e também recebendo inscrições para o seu concurso de bolsas, que acontecerá na quarta-feira (12) às 16h30 e 19h30, simultaneamente nas três unidades. As aulas terão início em agosto e as inscrições para o concurso de bolsas são gratuitas e podem ser feitas por meio do portal.

TV Web aprofunda conteúdos

Um grande aliado dos vestibulandos ou de quem deseja ampliar os conhecimentos é a TV Web Singular, que periodicamente traz assuntos atuais que complementam e aprofundam os temas abordados em sala de aula e que são destaques na mídia. Os assuntos mais recente explorados pelo professor Marcelo Corrêa (Geografia), no canal Mundo em Debate, são Venezuela e Brexit, mas você também encontra outros temas como Coreia do Norte e Síria – Entendendo a origem do conflito. Confira estes assuntos e muito mais no portal do Singular.

Teatro reforça ensino de idioma

Para fugir da rotina e fazer com que os estudantes aprendam inglês na prática, o Singular Idiomas alia aulas tradicionais com atividades diferenciadas e todas essas ações têm a finalidade de ensiná-los a ouvir e, consequentemente, pensar em inglês. Um bom exemplo foi o desafio de minissagas, que incentivou a prática da escrita em inglês, já que as provas de redação são comuns nos exames de proficiência. Outra ação aconteceu no Teatro Municipal de Santo André, onde os alunos assistiram às peças teatrais do grupo The Performers – Big Eye e Moriath.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "ESPA alerta para cuidados com o pet no inverno"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *