Escritor de livros infantis Ilan Brenman conversa com estudantes no Parque Escola

784 0

Da Redação – Folhear um livro, ler no papel, apreciar os desenhos e as cores, pode ser um hábito que corre o risco de cair em desuso, tamanho o apelo das outras atividades para as crianças. Hoje em dia tem celular, games, tablets, e ainda a já ultrapassada televisão, disputando a atenção dos pequenos e até dos adultos. Por isso é cada vez mais importante despertar o interesse pelos livros nos estudantes desde pequenos e conquistar novos leitores.

Este foi um dos motivos para a professora Nelci Marques Batista, responsável pelo projeto de Leitura e Contação de História do Parque Escola, em Santo André, decidiu convidar o escritor Ilan Brenman, autor de clássicos infantis como “Até as princesas soltam pum” e “A menina do Avesso” para uma tarde de conversa com os alunos da rede municipal de Santo André. Cerca de 200 alunos, com idade entre 3 e 10 anos, foram até o espaço, que é voltado para educação ambiental, ouvir o escritor.

Durante o encontro, que durou cerca de 3 horas, os estudantes, ouviram o escritor falar sobre como as histórias são pensadas, de onde vêm as ideias, como acontece a produção dos livros e fizeram perguntas. Houve, inclusive, fila para que Brennan autografasse livros e até a cópia de um de seus livros feitas pelas crianças em sala de aula, por professoras que começaram a trabalhar o assunto em classe. “ O encontro foi muito bom, porque além do local ser inspirador, os alunos estavam completamente envolvidos com as minhas histórias. Eles fizeram perguntas altamente qualificadas e foram muito acolhedores ao ouvirem meus relatos de como nascem os livros na cabeça de um escritor”, disse Brenman.

“Uma atividade como essa é muito importante para a formação de novos leitores e aproxima as crianças do escritor, mostrando para eles que são pessoas comuns. Isso incentiva a criatividade, e mostra que as crianças são capazes de ler e escrever, enquanto proporciona para as crianças um momento mágico e de fantasia, frisou a professora Nelci. Os alunos que participaram da atividade estudam na creche Yone Cintra, e nas emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Paulo Freire e Piero Pollone.

Parque Escola – O Parque Escola tem uma grande variedade de ambientes voltados para o ensino de temas relacionados à biologia e à educação ambiental, como o horto medicinal, o cactário, o viveiro de plantas carnívoras, a sucatoteca, a horta orgânica e muito mais. Escolas, principalmente da rede municipal, podem  agendar visitas durante a semana para aprofundar os temas aprendidos em sala. O formato das visitas, ou seja, o que as crianças verão e as informações que vão receber, são definidas caso a caso, à partir de questões enviadas pela escola, definidas pela turma, anteriormente. A contação de história e a leitura são atividades presentes em muitos passeios e podem ser solicitadas pelas escolas. O endereço do parque é Rua Anacleto Popote, 46, bairro Valparaíso.

Serviço – Parque Escola – Rua Anacleto Popote, 46 – Valparaiso Tel: 3356-9050

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Escritor de livros infantis Ilan Brenman conversa com estudantes no Parque Escola"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *