Escolas de SCS prestigiam mostra ‘Grandes Nomes, Grandes Feitos’

472 0

Da Redação – Desde o dia 14 de maio, está instalada no saguão do teatro do Cecape (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação “Dra. Zilda Arns”), em São Caetano do Sul, a exposição “Grandes Nomes, Grandes Feitos”, que destaca feitos históricos de personalidades com deficiência.

A exposição é promovida pela Sedef (Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida), em parceria com o Memorial da Inclusão. Para a secretária da Sedef, Adriana Gomes da Fonseca, essa é mais uma meta atingida. Em setembro de 2017, logo quando assumiu a Sedef, ela começou a fazer contatos com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência para ações em conjunto. Como resultado, São Caetano participou, pela primeira vez, da Virada Inclusiva no dia 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

“Agora surgiu essa possibilidade de trazer a exposição itinerante do Memorial da Inclusão. Ao disseminar conhecimento, ela contribui para uma mudança de paradigma. A deficiência precisa ser compreendida como uma condição da diversidade humana, para a qual a sociedade deve se adaptar”, afirma a secretária.

Aberta a toda a população até o dia 25 de maio, a exposição tem atraído especialmente grupos de estudantes de escolas públicas e particulares do município. Eles se encantam com as atividades sensoriais e interativas que permitem ao visitante vivenciar limitações físicas, ampliando o conhecimento sobre as deficiências e estimulando a reflexão.

As visitas de escolas foram agendadas com antecedência. No dia 16 de maio, por exemplo, quem teve a oportunidade de fazer a visita foi a turma do 9° ano da Escola Estadual Dona Idalina Macedo da Costa Sodré, acompanhada do professor de Ciências. Eles usaram óculos simulando diferentes tipos de deficiência visual, andaram de cadeiras de rodas, tiraram fotos usando uma venda (para reproduzir a experiência do fotógrafo esloveno Evgen Bavcar, cego aos 12 anos de idade), escreveram os próprios nomes com o reglete, um dos primeiros instrumentos criados para a escrita Braille. Mas, o mais importante: tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência da empatia.

Serviço – Exposição Grandes Nomes, Grandes Feitos, com entrada gratuita, no Cecape (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação “Dra. Zilda Arns”), Rua Tapajós, 300, Bairro Barcelona. Visitação até o dia 25 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Escolas de SCS prestigiam mostra ‘Grandes Nomes, Grandes Feitos’"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *