Escolas de São Bernardo participam da Olimpíada de Língua Portuguesa

635 0

Da Redação – As escolas da rede pública de São Bernardo participam mais uma vez da Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, concurso bianual de poemas voltado aos alunos do Ensino Fundamental. As inscrições terminam em 30 de abril e a expectativa é que a iniciativa tenha boa adesão pelos alunos da cidade tendo em vista as experiências positivas em edições anteriores. Em 2014, um aluno da rede de São Bernardo teve um texto premiado pelo concurso, que é promovido pelo Ministério da Educação. Este ano, os alunos terão que elaborar textos tendo como tema ‘O lugar onde vivo’.

A inscrição da escola é feita pelo professor. Em 2014, a professora Aldaise Moreira Correa da Costa, da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Suzete Aparecida de Campos, no Riacho Grande, inscreveu Matheus Ryan Santos Duarte, seu aluno. Ele acabou vencendo a Olimpíada escrevendo um texto com o tema ‘Minha bela cidade’.

De acordo com a professora, é importante que as escolas participem já que isso contribui para o desenvolvimento do aluno. Ela explica que não se trata de uma simples redação, mas da construção de um texto que inspire. “É um aprendizado. Permite ao aluno ampliar suas competências na linguagem oral, leitura e escrita, além de aprofundar o olhar sobre o lugar em que vivem, aproximando a comunidade da escola”, explicou. Aldaise lembrou que o texto do aluno Matheus (veja abaixo) faz referência à cidade como um todo, mas lembra pontos específicos, como a Marechal e a Estrada Velha.

Ao se inscrever, o professor recebe material de apoio para o trabalho docente e para a formação à distância. “Com esse material construímos uma sequência didática até o fechamento final do texto, que vai sendo produzido ao longo do tempo. É difícil fazer poesia, não é apenas rima. O aprendizado ainda ajuda o aluno a distinguir gêneros literários”, explicou.

“Para além da seleção e premiação de textos, a Olimpíada propõe para o professor de língua portuguesa uma formação que o auxilie na reflexão e compreensão da função social da escrita, fortalecendo o seu trabalho em sala de aula”, disse Francisca Nelba Almeida, vice-diretora. Os professores poderão inscrever os alunos no concurso, no gênero Poema, pelo site www.escrevendoofuturo.org.br até 30 de abril de 2016.

Texto premiado do aluno Matheus:
Na grande São Bernardo/ O tempo passa depressa/ Ninguém aprecia/ O que de fato interessa/ Nas ruas movimentadas/ Ao meio de tanta agitação/ Marechal, pessoas e carros/ Capela Santa Filomena, silêncio e oração/ Estrada Velha, beleza se vê/ Famosa Casa de Pedras/ É mais bonito ao amanhecer/ Na história ficou marcado/ Dom Pedro e a bela Marquesa/ Como não gostar da nossa grande represa.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Escolas de São Bernardo participam da Olimpíada de Língua Portuguesa"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *