Escolas de Santo André recebem Janeth e time de basquete feminino

451 0

Ação tem como maior objetivo aproximar os atletas dos estudantes para incentivar a prática esportiva e reforçar valores do esporte

Texto: Paola Zanei – Crédito-fotos: Alex Cavanha (PMSA)

Janeth jogou no Santo André e influenciou muitas meninas a praticarem basquetebol

Da Redação – A expectativa era grande na quadra da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Elizabete Leonardi, na Vila Guarani, na última quarta-feira (29), onde os alunos do período da manhã – cerca de 235 – aguardavam a chegada do time profissional de basquete de Santo André, acompanhado da equipe técnica do time, e da medalhista olímpica, Janeth Arcain.

Na unidade, onde acontece desde abril o Programa IJA (Instituto Janeth Arcain) nas Escolas, as atletas conversaram com os alunos sobre a importância dos estudos, falaram sobre o esporte, tiraram dúvidas dos estudantes e jogaram basquete com a garotada. Os alunos do período da tarde – por volta de 250 – também receberam a visita da ex-jogadora.

A iniciativa, segundo a coordenadora de Educação Física da Rede Municipal de Ensino, Fabiana Morgado Gomes, tem como objetivo principal aproximar o atleta do estudante para consolidar um trabalho de incentivo à prática de esportes, que já é realizado nas unidades por meio dos professores de educação física. “As atletas são representação de um sonho, a construção de um ideal de sucesso para os alunos. Mas se esse estudante se espelha em alguém, é importante que essa figura da atleta também chegue na escola. Senão essa meta fica parecendo muito distante“, explicou.

Na Emeief Elisabete Leonardi e na Emeief Luiz Sacilotto, no Jardim Alvorada, acontece, desde abril, o IJA nas Escolas. Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação e o instituto fundado pela atleta há 17 anos, o programa beneficia 120 estudantes da rede municipal de ensino, dos 4º e 5º anos dos períodos da manhã e da tarde, com aulas de basquete com duração de uma hora, duas vezes por semana, no contraturno. A gerente acrescenta que, mais do que o ensino do basquete e o fomento da modalidade, o programa tem como objetivo também, transmitir os valores inerentes ao esporte como respeito, companheirismo, responsabilidade e perseverança, de forma a contribuir para a formação integral dos estudantes.

“Eu não tive a oportunidade de ver de perto assim um ídolo do basquete, quando comecei a jogar. Mas hoje eu sei que é muito importante e que estamos fazendo a diferença ao sermos alguém em quem as crianças podem se espelhar, alguém que está perto, que pode dar um incentivo, dizer ‘você é capaz’ e, com isso, mostrar que o seu objetivo, mesmo que não seja no esporte, mas em alguma outra área da vida, pode sim ser atingido”, disse Janeth. A atleta acrescenta que o objetivo do programa é mais do que formar atletas de alto rendimento. “É também formar cidadãos com responsabilidade e personalidade, valores esportivos que eles vão usar pelo resto da vida”, concluiu.

“É muito emocionante poder ver de perto as jogadoras de basquete. Elas são ídolos para mim, embora eu ainda não tenha certeza se vou querer seguir carreira no esporte. Elas são muito legais e eu fico feliz que elas tenham dedicado uma parte de seu tempo para vir aqui conversar com a gente’, disse a aluna Gabriela Souza, de 10 anos, da Emeief Elisabete Leonardi.

Além dos alunos desta escola, no período da tarde as atletas do time de basquete estiveram na Emeief Carolina Maria de Jesus, no bairro Cata Preta. “Escolhemos a unidade como uma das primeiras a receber as atletas do basquete por conta do perfil da escola, que é muito grande, localizada na periferia, onde o acesso a cultura do esporte é menor”, destacou Fabiana.

A visita do time feminino aconteceu por meio do Programa da Liga Brasileira de Basquete Feminino que também é parceira da Prefeitura de Santo André por meio da Secretaria Esporte e Prática Esportiva e de Educação. Segundo Fabiana, a ideia da Secretaria de Educação é levas as atletas a outras escolas não contempladas pelo programa.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Escolas de Santo André recebem Janeth e time de basquete feminino"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *