Escolas de governos

620 0

* Elísio Peixoto – Escolas de governos contribuem para melhoria das gestões públicas, através do desenvolvimento dos recursos humanos que atuam tanto na administração direta como nas autarquias, fundações e empresas públicas. Os cursos podem ser oferecidos, também, aos demais cidadãos interessados.

As modernas administrações públicas possuem secretarias ou diretorias específicas de gestão do conhecimento, as quais desenvolvem escolas de governos com várias áreas de abrangências como planejamento e gestão estratégica; políticas públicas; centralização de resultados; suprimentos; desenvolvimento gerencial; relações com os cidadãos; programas, processos e projetos governamentais; economia, recursos orçamentários e financeiros; tecnologia; inovação; noções de teoria de estado e direito público, entre outros treinamentos.

Os cursos podem ser oferecidos tanto em espaços físicos quanto à distância (e-learning) ou até mesmo semipresenciais; com emissão de certificados de conclusão dos cursos.

A capacitação dos servidores públicos é uma das prioridades dos governos comprometidos com a eficiência de suas gestões e a eficácia dos planos e projetos governamentais. Ocupantes de cargos e funções públicas que se aperfeiçoam através de escolas de governos tendem a melhorar seus os níveis de desempenho, elevando os padrões de qualidade dos serviços oferecidos à população.

Atuando nas funções estratégicas, gerencial e operacional, os programas, cursos, seminários, oficinas, palestras, grupos de trabalhos, visando à atualização dos sistemas de gerenciamentos e controle, atualização da legislação e das boas práticas administrativas, promovidos pelas escolas de governos, além de profissionalizar os funcionários, modernizam as administrações públicas.

A qualificação permanente dos servidores públicos é de fundamental importância para o bom desenvolvimento das atividades administrativas e da política governamental.

Os gestores públicos podem promover reformas administrativas e na estrutura organizacional, criando ou ajustando secretarias técnicas responsáveis pelas escolas de governos, com foco na formação, aperfeiçoamento e atualização de seus servidores.

As escolas de governos assumem uma posição central e estratégica no debate e na geração de ideais para o aperfeiçoamento e inovação das políticas públicas, do aumento da eficiência e da excelência da máquina pública no atendimento ao cidadão-cliente.

11999860_10206710651420395_1567469576_n

 

11994048_10206711692766428_564304270_o

* Elísio Peixoto é presidente da ASASCS (Associação dos Amigos de São Caetano do Sul) e dirigente do Voto Consciente São Caetano

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Escolas de governos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *