Escola Mutatis de teatro inicia curso regular com aulas experimentais gratuitas em São Paulo

698 0

Da Redação – Com turmas para todas as idades, aulas na Escola Mutatis acontecem em parceria com a Livraria Cultura e buscam despertar o artista de cada um, além de ajudar no aprimoramento técnico dos que já são da área, no autoconhecimento, desinibição e na criatividade. As aulas de teatro não são apenas para pessoas extrovertidas, desinibidas e que querem seguir a carreira de ator. Elas trabalham a concentração, autoconfiança, a autoestima e a socialização do aluno, além do apuro estético e do repertório artístico. As aulas também se fazem necessárias para quem já exerce a profissão na área da atuação, pois serve como forma de reciclar e ampliar o conhecimento e as técnicas artísticas.

Experimentar uma aula de teatro pode ser o começo de uma grande descoberta. Além disso, as técnicas existentes são as mais variadas. Para conhecer melhor a sua proposta pedagógica, a Escola Mutatis iniciará o curso regular de 2018 com uma semana de aulas experimentais gratuitas, do dia 3 a 10 de março.

Com turmas para todas as idades, atores e não-atores, as aulas acontecem em parceria com a Livraria Cultura, em quatro das suas unidades espalhadas por São Paulo: Teatro Eva Herz, no Conjunto Nacional; Bourbon Shopping; Shopping Villa Lobos; e Shopping Market Place. Além da unidade do Rio de Janeiro: Teatro Eva Herz da Livraria Cultura Cine Vitória, Centro.

As aulas visam acima de tudo uma aproximação com o universo da atuação através de um olhar humanista, oferecendo um panorama das técnicas contemporâneas de atuação de grande eficácia enquanto dispositivos criativos, como Sanford Meisner, Harold Guskin e Ariane Mnouchkine (máscaras italianas), que servem tanto para o desenvolvimento pessoal quanto profissional de cada um, independentemente de ser ator ou não.

Técnicas de utilização do corpo e da voz na cena, exercícios e jogos de improvisação, abordagem de diferentes tipos de dramaturgia e criação de personagens/cenas estão incluídas entre as atividades oferecidas em aulas práticas. “O principal objetivo do curso é contribuir para tornar consciente o ‘artista potencial’ de cada indivíduo, incentivando a confiança, a autonomia e a autoralidade de cada um, através da arte de atuar”, explica a diretora e uma das idealizadoras da Escola Mutatis, Julia Carrera. Segundo ela, durante o processo de formação modificam-se os saberes, as condições, as idades, as opiniões, mas o que se espera é fixar o gosto pelo processo criativo e a confiança em si próprio, para que cada um possa levar estas ferramentas pela vida afora. “É um curso para todos, atores e não-atores”, ressalta.

Julia explica que a proposta da Escola é levar a possibilidade da atuação para o maior número de pessoas e idades, por acreditar que a metodologia seja uma opção ao desenvolvimento pessoal das pessoas e não só profissional. “Acreditamos que cada um pode ser um artista singular e deve trilhar seu próprio caminho, e é nosso dever contribuir para desenvolver indivíduos cada vez mais autônomos, autores de suas próprias trajetórias”, afirma Júlia.

A maioria das aulas são ministradas pela própria Julia Carrera, que foi responsável por implementar os cursos de atuação da Casa Aguinaldo Silva de Artes, onde deu aula para mais de 250 alunos, e foi administradora, de 2014 a 2017, do Teatro “O Tablado”, do Rio de Janeiro. Além disso, Julia estreia no dia 24 de fevereiro como diretora da peça “Inter Criminis”, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

Quem participar das aulas experimentais terá 10% de desconto na inscrição para o curso regular. Para se inscrever nas aulas experimentais basta mandar uma mensagem para o Whatsapp (11) 96591-9915, informando o nome, data de nascimento, unidade, dia e horário da aula de interesse.

Serviço – Para mais informações acesse o site

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Escola Mutatis de teatro inicia curso regular com aulas experimentais gratuitas em São Paulo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *