Escola de SBC cria projeto para despertar interesse pela filantropia

170 0

Da Redação – Para contribuir com a formação cidadã dos alunos e estimular o interesse por ações solidárias, o Colégio Termomecanica-CTM, em São Bernardo do Campo, criou o projeto CTM Solidário, que leva seus alunos a escolas públicas e instituições sem fins lucrativos da região para promover oficinas de artes, cinema, dança, esportes, estudos, música e teatro.

As ações tiveram início em fevereiro deste ano com a temática “Acesso Cultural” e já beneficiaram a Escola Estadual Lauro Gomes, a Escola Municipal Marcos Rogério da Rosa, o Lar de Idosos São Vicente e o Lar Emmanuel, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. As próximas atividades estão programadas para os dias 7 e 14 de junho e a programação inclui jogos de inclusão, teatro, artesanato e oficina de robótica em duas escolas públicas de São Bernardo do Campo e uma ONG que atende idosos.

Para Cristina Favaron Tugas, diretora pedagógica do Colégio Termomecanica, o projeto contribui com a formação integral dos alunos. “O protagonismo juvenil é muito importante na construção de uma sociedade mais inclusiva e democrática e o projeto CTM Solidário é uma oportunidade de sensibilizar os estudantes sobre a importância da responsabilidade social, de compartilhar conhecimento e de serem protagonistas deste processo de transformação social, que é a missão da Fundação Salvador Arena”, afirma.

O projeto CTM Solidário, criado em 2010, é uma iniciativa dos próprios estudantes do Colégio Termomecanica que, incentivados durante as aulas de filosofia, decidiram visitar mais de 30 organizações não governamentais da Grande São Paulo e realizar um levantamento das principais necessidades para, então, propor ações de melhoria.

Histórico do projeto CTM Solidário – Em 2011 o grupo de alunos arrecadou cerca de 4 mil livros para um centro de cultura afro-brasileira em São Bernardo do Campo, além de alimentos e material de higiene pessoal para um lar de idosos em São Paulo. No ano seguinte, os estudantes trocaram correspondências com crianças com deficiência visual atendidas por uma ONG da capital paulista e arrecadaram uma tonelada de alimentos para a entidade. Já em 2015, os alunos distribuíram gratuitamente cerca de mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e panfletos sobre economia de água em São Bernardo do Campo, e ainda desenvolveram uma calculadora de carbono para calcular a quantidade de dióxido de carbono que cada pessoa produz em um ano e informa a quantidade de árvores a serem plantadas para compensar.

Sobre o Colégio Termomecanica – O Colégio Termomecanica-CTM é uma escola de ensino infantil, fundamental, médio e técnico totalmente gratuitos localizada no município de São Bernardo do Campo, região da Grande São Paulo. O CTM é reconhecido pelo ensino intensivo e humanista, que desenvolve toda a potencialidade do aluno em sala de aula e como cidadão. A instituição integra o Centro Educacional da Fundação Salvador Arena, principal projeto social da Fundação Salvador Arena na área de educação. www.cefsa.org.br.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Escola de SBC cria projeto para despertar interesse pela filantropia"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *