Equipes de emergências de São Caetano mostram eficiência e preparo em simulado

390 0

Da Redação – Equipes capacitadas a atender emergências da Prefeitura de São Caetano do Sul mostraram eficiência e preparo durante exercício que simulou tragédia na empresa Utingás S/A. Com participações da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, ligada à Secretaria de Segurança, SAME 199 e SAMU 192, por parte do Governo Municipal, além de equipes da Brigada de Incêndio da companhia, Corpo de Bombeiros e empresas do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) São Caetano, a atividade ocorreu na última semana.

O cenário de catástrofe simulado sugeriu vazamento de gás nos terminais de carregamento da empresa, em que dois funcionários, na tentativa de sanar o problema, inalaram grande quantidade do produto e caíram asfixiados. Então, integrantes da Brigada de Incêndio da companhia iniciaram a contenção do vazamento, para evitar que ocorresse explosão e incêndio, e retiraram as vítimas da área critica, além de entrarem em contato com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) sulsancaetanense, que, por sua vez, acionou os serviços de urgência da cidade.

Encaminhadas ao local, duas equipes da Defesa Civil, duas motolâncias, uma ambulância do SAME 199, duas equipes do Corpo de Bombeiros e empresas do PAM São Caetano executaram todos os procedimentos e protocolos necessários para conter o vazamento e atender as vítimas.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de São Caetano, Carlos Eduardo Barbi, todo o exercício simulado, desde a deflagração da emergência e até o controle do vazamento, resfriamento do terminal e atendimento das vítimas, durou 31 minutos. “Procuramos realiza-lo de forma que estivesse próximo da realidade, para mensurarmos a nossa capacidade de resposta e quais os recursos devemos empregar e solicitar numa situação de realidade.”

“Esses exercícios propiciam uma melhor integração dos órgãos de emergências e possibilita que trabalhemos em conjunto, com cada órgão dentro de suas atribuições. Em São Caetano, podemos afirmar que todos que atuam em emergências, independente da magnitude do evento, trabalham em conjunto e estão preparados”, completou o profissional.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Equipes de emergências de São Caetano mostram eficiência e preparo em simulado"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *