Enquetes e pesquisas eleitorais

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* Elísio Peixoto – Pesquisas orientam gestores públicos, políticos, empresários e administrações quanto às estratégias específicas que precisam ser tomadas para a conquista de avaliações positivas da opinião pública; assim como indicam aos cidadãos as tendências sobre determinado assunto de interesse coletivo.

Existem enquetes e pesquisas, quantitativas e qualitativas, com metodologias diversas, as quais avaliam determinado cenário entre a opinião pública, com várias finalidades como avaliação institucional; inteligência política; posicionamento ou reposicionamento de imagens; prevenção e gerenciamento de crises; análise institucional e eleitoral, entre outras.

Pesquisas analisam a conjuntura de determinado momento com objetivo de auxiliar as tomadas de decisões, além de prospectar o futuro; e quem trabalha com marketing político tem nas enquetes e pesquisas uma ferramenta habitual de trabalho, antes, durante e depois do processo eleitoral. As pesquisas eleitorais são um instrumento importante no processo eleitoral em termos de informação ao grande público.

ENQUETES E PESQUISAS – As enquetes eleitorais são feitas fora e dentro do período eleitoral; já as pesquisas com metodologias científicas são feitas durante o período eleitoral; pois a Justiça Eleitoral exige que um instituto ou profissional da área seja responsável pela pesquisa para o registro do resultado junto ao Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais; observando as normas do Tribunal Superior Eleitoral e resoluções dos Tribunais Regionais Eleitorais nos períodos das eleições.

O registro de pesquisa eleitoral é obrigatório a partir de 1º de janeiro do ano da eleição. No momento do registro da pesquisa, o instituto deve informar quem contratou o levantamento, valor e origem dos recursos despendidos no trabalho, nome de quem pagou pela realização do trabalho, metodologia e período de realização da pesquisa, plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado, intervalo de confiança e margem de erro.

Deve informar ainda o questionário completo aplicado ou a ser aplicado, sistema de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo, indicação do município abrangido pela pesquisa e nome do estatístico responsável pelo levantamento, entre outros itens.

Através das enquetes, como a realizada recentemente pelo Voto Consciente São Caetano, as pessoas conseguem ter uma dimensão de como está o cenário de um pleito. Ou seja, é através desta forma de pesquisa política  que os assessores políticos, os próprios candidatos, os eleitores e a população como um todo percebem os rumos que uma eleição está seguindo.

As enquetes e pesquisas são importantes ferramentas de diagnóstico político, tanto para os políticos quanto para a sociedade.
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* Elísio Peixoto é presidente da ASASCS (Associação dos Amigos de São Caetano do Sul) e dirigente do Voto Consciente São Caetano.

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