Enem e Vestibulares: Hora de retomar os estudos

580 0

Da Redação – Os principais vestibulares do país e o Enem já divulgaram os resultados. Aos que passaram, é um grande mérito por conquistarem o sonho de entrar na universidade desejada, o início de uma importante empreitada da vida. Já para aqueles que vão precisar tentar outra vez, a principal dica é: persistência.

Os especialistas do Cursinho da Poli defendem que o primeiro passo é oferecer apoio a esses estudantes. Assim, o aluno tem alternativas para definir seu mapa de estudo de forma individualizada, considerando suas potencialidades e dificuldades.

O professor Gilberto Alvarez, diretor do Cursinho, e a orientadora educacional Alessandra Venturi, autores do livro Enem #superdicas(editora PoliSaber), listam algumas dicas para os alunos se organizarem nesse novo ano de estudos:

– Persistência: Para quem já prestou o vestibular e persistiu no sonho de cursar o ensino superior, o primeiro passo já está dado. O estudante deve ir atrás do curso pelo qual optou, e não mudar porque não passou antes. Só vale mudar se achar que, pessoalmente, quer outra carreira.

– Aprendizado: Despreparo físico, falta de conhecimento, ansiedade, “branco”… É importante saber os fatores que levaram à não aprovação no ano anterior. A sugestão é marcar tudo em papel, para aprender com as experiências passadas. Com essa lista, o candidato evita cometer os mesmos erros.

– Autoconfiança: O importante é acreditar em si, todos são capazes! O que falta para alguns é a oportunidade.

– Organização: O próximo passo é se organizar. O estudante deve colocar no papel tudo que faz de manhã, de tarde e de noite, de segunda a segunda, incluindo refeições, banho, hora de dormir. Com isso, ele identifica as lacunas nas quais pode estudar e assim ajusta a rotina para aproveitar ao máximo desses momentos.

– Atenção: É importante ter um cuidado diferente com as disciplinas que já causaram dificuldades. Mesmo assim, é essencial estudar de tudo, mesmo o conteúdo considerado fácil.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Enem e Vestibulares: Hora de retomar os estudos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *