Enel Distribuição SP faz doação de 11 toneladas de produtos orgânicos

173 0

∙   Entrega dos alimentos ao Bistrô Mãos de Maria vai até o final de outubro e aumenta em 55% o número de marmitas distribuídas gratuitamente à comunidade;

∙   O projeto Enel Compartilha Hortas em Rede produz legumes, verduras, temperos e ervas medicinais livres de agrotóxicos;

Da Redação – A Enel Distribuição São Paulo está doando 11 toneladas de produtos orgânicos – verduras e legumes – para o projeto Bistrô Mãos de Maria, localizado na comunidade de Paraisópolis, na zona Sul de São Paulo. A doação teve início no dia 17 de setembro e segue até o final de outubro. As entregas são realizadas semanalmente, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 14h. 

A parceria está permitindo que o projeto Bistrô Mãos de Maria mantenha a capacidade de distribuição de marmitas para a comunidade. Além disso, a ação mantém a atividade econômica dos agricultores que fazem parte do projeto Enel Compartilha Hortas em Rede, responsáveis pela produção dos alimentos nas hortas localizadas nos terrenos da distribuidora na Zona Leste da capital.

Antes da pandemia, o Bistrô chegava a distribuir diariamente 7 mil marmitas gratuitamente para os moradores da comunidade. Porém, com o isolamento social, a distribuição caiu 36%, chegando a 4.500 unidades por dia. “Com a doação da produção das Hortas em Rede, estamos retomando nossa capacidade anterior, podendo atender mais pessoas da comunidade”, celebra Juliana da Costa, sócia do Bistrô Mãos de Maria.

Além da doação de alimentos, uma parceria recente entre a Enel Distribuição São Paulo, Enel X e Riba disponibilizou, em julho deste ano, quatro scooters elétricas para apoiar na distribuição das marmitas para as famílias atendidas pela Associação de Moradores de Paraisópolis, com capacidade de realizar 2.400 entregas diárias. As motos elétricas são adequadas à geografia da comunidade e são uma oportunidade de geração de trabalho e renda, já que os entregadores contratados são moradores da própria região.

Segundo Silmara Santos, gestora de projetos de sustentabilidade da Enel, a ação é uma forma de conectar dois negócios sociais. O projeto Enel Compartilha Hortas em Rede produz aproximadamente 11 toneladas de alimentos orgânicos mensalmente, com uma variedade que chega a 51 tipos de legumes, verduras, temperos e ervas medicinais, impactando mais de 230 pessoas pela renda gerada pela horta, além de contar com mais de 2 mil compradores dos alimentos, vendidos no local. Uma parte da produção da horta será destinada ao Bistrô Mãos de Maria para compor o cardápio de marmitas, que inclusive conta com opções vegetarianas e veganas, reforçando o compromisso em oferecer uma alimentação saudável para os moradores da região.

Para quem acompanha a trajetória da plantação até a distribuição dos alimentos orgânicos, é uma imensa satisfação saber que a comida está chegando para quem realmente precisa. É o que diz Andreia de Oliveira, uma das 26 funcionárias do Enel Compartilha Hortas em Rede. Mãe de três filhos, a agricultora  começou a trabalhar na horta neste ano, mas o amor pela plantação é antigo e teve início ainda na infância. “Trabalhar na horta é prazeroso, é quase uma terapia. Eu imagino as pessoas recebendo os alimentos e isso me anima a trabalhar com ainda mais amor para que o melhor alimento chegue à casa das pessoas”, comenta.

Confira algumas das receitas que fazem parte do cardápio do Bistrô Mãos de Maria:

GRATINADO DE BRÓCOLIS E COUVE FLOR 

Ingredientes:

  • 1/2 couve-flor em buquês
  • 1/2 brócolis em buquês
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de leite
  • Sal e pimenta a gosto
  • Queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:

  1. Cozinhe a couve-flor e os brócolis no vapor até que estejam macios.
  2. Derreta a margarina em uma panela e afaste-a do fogo.
  3. Adicione a farinha e misture até incorporar por completo.
  4. Retorne ao fogo e cozinhe por 1 minuto sem parar de mexer.
  5. Afaste-a do fogo novamente e junte o leite, aos poucos, mexendo sem parar.
  6. Tempere com sal e pimenta e torne a levar ao fogo.
  7. Apure por uns 3 minutos.
  8. Pré-aqueça o forno e arrume a couve-flor e os brócolis em uma forma refratária.
  9. Regue com esse molho branco e polvilhe queijo ralado.
  10. Leve ao fogo para gratinar.

ESCONDIDINHO DE BATATA COM CARNE MOIDA 

Ingredientes:

  • 1 kg de batata
  • 500 g de carne moída
  • 200 g de queijo mussarela
  • Azeite
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho amassado
  • Sal a gosto
  • Pimenta branca a gosto

Modo de Preparo: 

  1. Descasque as batatas, corte ao meio e cozinhe com água e sal.
  2. Depois de cozidas, amasse as batatas, adicione o leite e a manteiga, mexa bem até formar um purê e reserve.
  3. Em uma panela, adicione 1 fio de azeite, a cebola, o alho e refogue a carne moída.
  4. Tempere com sal, pimenta branca, cheiro-verde e cozinhe até secar a água que se formar na panela.
  5. Forre um refratário com a metade do purê de batatas.
  6. Acrescente uma camada de queijo e uma camada de carne moída.
  7. Repita o processo e finalize com queijo ralado por cima.
  8. Leve ao forno por 40 minutos.

Sobre o projeto Enel Compartilha Hortas em Rede

Inaugurado em janeiro de 2019, o projeto de sustentabilidade realizado em parceria entre a Enel Distribuição São Paulo e a ONG Cidades sem Fome, já resultou na produção de 95 toneladas de vegetais. O objetivo é proporcionar oportunidades de trabalho, capacitação profissional e geração de renda para comunidades carentes da capital paulista com cultivo e comercialização de produtos orgânicos nos terrenos da distribuidora de energia.

No total, a distribuidora já investiu cerca de R$ 890 mil no projeto. Atualmente, duas hortas estão ativas com produção constante e têm 19 beneficiários diretos. Desde o início do projeto, as hortas já produziram mais de 95 mil toneladas de vegetais e distribuíram cerca de R$ 200 mil de renda aos agricultores participantes. Estão previstos ainda o desenvolvimento de mais um núcleo, com a finalidade de ampliar a distribuição de renda e beneficiários, que contarão com um hortifruti situado próximo às hortas para garantir que a comunidade também possa consumir produtos de alta qualidade.

Esse projeto materializa o conceito de economia circular, estratégico para a Enel, e está alinhado aos compromissos assumidos pela empresa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, especialmente com os ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável, ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

Sobre a Enel Distribuição São Paulo

A Enel Distribuição São Paulo é uma empresa da multinacional de energia Enel. A companhia é a maior distribuidora do país em número de clientes e atende 7,2 milhões de unidades consumidoras em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, um dos principais centros econômico-financeiros do Brasil e do mundo. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Enel Distribuição SP faz doação de 11 toneladas de produtos orgânicos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *