Empresas do ABC terão capacitação para fornecer à cadeia produtiva de petróleo e gás

719 0

Da Redação – Empresários do Grande ABC apostam em novas oportunidades de negócios por meio do fortalecimento técnico e de gestão e da ampliação de seu setor de atuação. Nesta sexta-feira, dia 03, 11 empresas da região assinaram o termo de adesão ao projeto  de qualificação de fornecedores da cadeia produtiva de Petróleo e Gás – Focem P&G, realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com o Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul ( Focem).

A iniciativa conta com apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O evento de assinatura dos termos de adesão foi realizado nesta tarde, na sede do Consórcio, em Santo André. O objetivo do Focem P&G é promover a qualificação de fornecedores para a cadeia produtiva de petróleo e gás no âmbito do Mercosul. Serão contempladas 100 empresas do Brasil (11 no Grande ABC e 23 no Rio Grande do Sul), Argentina, Paraguai e Uruguai. Na região, serão atendidas pelo projeto indústrias de pequeno e médio porte.

Com a assinatura, o próximo passo é o início da etapa de diagnóstico das empresas, que irá avaliar, durante todo o desenvolvimento das atividades do Focem P&G, questões como diferenciais competitivos, gestão, mão de obra, internacionalização, planejamento estratégico, mercado de atuação, desenvolvimento tecnológico, entre outros aspectos.

No segundo semestre, terão início as oficinas de qualificação técnica e gerencial das participantes. Serão nove oficinas de capacitação: PMO (orientações sobre metodologia e técnicas de gestão de projetos para ajudar na implementação do plano de ação de cada empresa para internacionalização e/ou entrada no setor de Petróleo e Gás); Política de Compras das Empresas Âncoras; Planejamento Estratégico; Normas de Qualidade; Segurança do Trabalho; Meio Ambiente; Responsabilidade Social; Contratos Internacionais; e Comércio Internacional.

“Trabalhamos com a expectativa de que as empresas possam ampliar as possibilidades de diversificação da clientela. Temos o foco no setor de petróleo e gás, que é nosso ponto de partida, com possibilidade de ganho em outras áreas”, afirmou o diretor de Desenvolvimento Produtivo da ABDI, Paulo Cesar Marques da Silva.

Após a realização das oficinas, o grupo de empresas participa de workshops e missões de negócios e tecnológicas, sempre com o apoio da equipe técnica do projeto.

Uma das empresas que participa do Focem P&G é a Robefer, instalada na Vila Luzita, em Santo André. Atualmente com quatro funcionários, a indústria de usinagem e fabricação de peças e dispositivos industriais fornece para os setores hospitalar, têxtil, aeroespacial, automotivo e, indiretamente, já faz negócios na cadeia de petróleo e gás. “Pretendemos ampliar o fornecimento para este setor e acreditamos que a empresa possa crescer neste processo”, opinou Roberto Silva, gerente comercial da Robefer.

Presente no evento de assinatura do termo de adesão, o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Giovanni Rocco, ressaltou a importância de parcerias estratégicas entre empresas e instituições renomadas, a exemplo da ABDI e da APEX-Brasil, para garantir ao setor produtivo oportunidades de fortalecimento e retomada de crescimento nos negócios.

“O Grande ABC possui espaços de articulação que ligam as empresas a essas possibilidades. Temos que reagir e nos preparar para novos mercados, para sermos cada vez mais competitivos e aproveitar as lacunas que ainda não foram ocupadas. Quem tem iniciativa sempre estará um passo à frente da concorrência”, disse.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Empresas do ABC terão capacitação para fornecer à cadeia produtiva de petróleo e gás"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *