Empreendedorismo gera empregos, aquece economia e privilegia desenvolvimento

84 0

Segundo a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), dois em cada cinco brasileiros estavam à frente de atividades empresariais em 2018

Da Redação – O número de brasileiros no comando de seus próprios negócios vem crescendo bastante nos últimos anos, de acordo com a Global Entrepreneurship Monitor (GEM)*. Em 2018, 52 milhões de pessoas entre 18 e 64 anos estavam envolvidas com atividades empreendedoras. A pesquisa também indica que a taxa total de empreendedorismo no Brasil está em 38%, melhor índice do país desde 2002.

A GEM ainda mostra que os empreendimentos por oportunidade, aqueles abertos por identificação com o mercado e não por necessidade, atingiram uma taxa expressiva de 61,8% na última pesquisa, o que pode significar que as pessoas estão se preparando mais para estar no comando dos negócios e levando em consideração as características do mercado no entorno, segundo Natalie Queiroz, responsável pela coordenação da área de gestão e negócios.

“Observando esses dados, vale pontuar que a criação de novas empresas sempre é muito positiva para o local de nascimento delas, pois gera empregos na comunidade e movimenta a economia local, favorecendo o desenvolvimento do entorno. Mas é muito importante frisar que antes de empreender, é preciso buscar por capacitação, pesquisar o comportamento do mercado nas imediações e entender as demandas regionais, como uma ação que será diferencial para alcançar o sucesso, principalmente no que diz respeito aos pequenos negócios sediados nos bairros ou municípios”, explica Natalie, que também articula ações relacionadas a empreendedorismo na unidade.

Educação Profissional

As unidades do Senac na Grande São Paulo e no litoral oferecem cursos técnicos e livres, de curta duração, em diversas áreas e que estimulam o empreendedorismo. “As ofertas de cada unidade estão especialmente alinhadas com as necessidades do entorno onde estão localizadas, o que favorece a capacitação da comunidade local e acaba influenciando também na atitude empreendedora dos moradores da região”, observa Claudia Itano, gerente do Senac Osasco.

Nesta unidade, por exemplo, há diferentes cursos na área de gastronomia, como Cozinha Vegetariana, Formação de Bartender: preparo e serviço de coquetéis e Técnico em Nutrição e Dietética, além de opções no segmento de eventos e lazer, como o Técnico em Eventos e Básico em Organização de Eventos.

Na unidade Guarulhos, o destaque é para área de gestão e negócios, que conta com os cursos Logística, Marketing e Vendas, Logística de Transportes e Técnico em Logística.

Já no Senac Taboão da Serra, há opções para diferentes interesses, de moda a gastronomia, como Técnico em Produção de Moda, Preparo de Pães Caseiros e Administração de Salão de Beleza.

O mesmo ocorre na unidade São Bernardo do Campo, com destaque para os cursos Assistente de Criação Publicitária, Assistente de Atendimento e Planejamento Publicitário, Games 2D – jogos para dispositivos móveis, Produção de Moda e Design de Sobrancelhas com Retirada de Pelos com Pinça e Correção com Hena.

Ainda na Grande São Paulo, o Senac Santo André oferece os cursos Técnico em Design de Interiores ou Técnico em Administração, Introdução ao Paisagismo, Administração de Salão de Beleza e Design de Sobrancelhas com Retirada de Pelos com Pinça e Correção com Hena.

No litoral, o destaque fica para o Técnico em Administração e Marmitas Saudáveis, no Senac Santos, e para o Empreendedor em Pequenos Negócios e AutoCAD 2019 – projetos em 2D, no Senac Bertioga.

Para verificar todas as opções de capacitações oferecidas, assim como os pré-requisitos que cada curso exige, duração, data de início das turmas, dados para matrícula, entre outras informações, basta acessar o Portal Senac (www.sp.senac.br) ou visitar presencialmente a unidade desejada.

Senac Bertioga – Rua Pr. Djalma da Silva Coimbra, 20 – dentro do Sesc Bertioga – Bertioga/SP Informações e inscrições: www.sp.senac.br/bertioga

Senac Guarulhos – Rua Luiz Faccini, 132 – Centro – Guarulhos/SP. Informações e inscrições: www.sp.senac.br/guarulhos

Senac Osasco – Rua Dante Batiston, 248, no centro de Osasco. Informações e inscrições: www.sp.senac.br/osasco

Senac Santo André – Av. Ramiro Colleoni, 110– Centro – Santo André SPInformações: www.sp.senac.br/santoandre

Senac Santos – Avenida Conselheiro Nébias, 308 – Vila Mathias – Santos – SP Informações e inscrições: www.sp.senac.br/santos

Senac São Bernardo do Campo – Av. Senador Vergueiro, 400 – SBC – Informações e inscrições: www.sp.senac.br/sbcampo 

Senac Taboão da Serra – Rua Salvador Branco de Andrade, 182 – Taboão da Serra/SP Informações e inscrições: www.sp.senac.br/taboaodaserra 

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Empreendedorismo gera empregos, aquece economia e privilegia desenvolvimento"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *