Empreendedora brasileira ‘vira’ importante empresária no Canadá

779 0

Da Redação – Garra, persistência, resiliência e atitude. Essas são as principais características da gaúcha de Farroupilha, Rosa Maria Troes, Presidente e CEO e fundadora da agência internacional de educação Canada Intercambio, com matriz localizada em Vancouver (CA).

Tudo começou em 2003, quando Rosa pegou suas malas e embarcou para o Canadá – uma das maiores economias do mundo – com a cara e a coragem, sem emprego, sem falar inglês, pouco dinheiro no bolso e acompanhando do seu marido na época.

Rosa aproveitou seu vínculo com a educação – quando cursou magistério e foi professora por alguns anos no Brasil – para montar seu próprio negócio. Já em solo canadense, ela percebeu que não havia empresa especializada em levar e acompanhar o desenvolvimento de estudantes brasileiros que gostariam ou que estivessem estudando no país.

“Percebi que era uma grande oportunidade de negócio, mas precisava entender como todo o processo funcionava. Foi então que comecei a pesquisar, incansavelmente, sobre cursos de inglês, programas de estudo e de trabalho e melhores escolas, casas de família, enfim, tudo o que eu precisava saber para recepcionar um estudante aqui no Canadá e para que ele pudesse realizar seu curso de inglês, de forma confortável e segura”, ressalta a gaúcha.

Troes montou seu primeiro escritório em casa e fazia tudo sozinha. “Selecionava as escolas, residências, buscava os estudantes no aeroporto, levava até o destino e os acompanhava em todo o desenvolvimento no país. Caso ocorresse uma emergência, seja de saúde ou qualquer outra dificuldade, estava lá ao lado do estudante, dando total apoio”, lembra.

A executiva enfrentou muitos desafios durante todos estes anos. Mas, hoje, agradece por não ter desistido de seus sonhos, principalmente, por ter sua vida própria, seu negócio que está de vento em popa e sua maior riqueza chamada Nicholas, seu filho canadense de 11 anos.

Como ela mesma diz, nada na vida é fácil. “O difícil não é lutar para atingir o sucesso, mas investir muito tempo e dinheiro em algo que não goste de fazer. É preciso ralar muito, se dedicar de corpo e alma. Ser bom não é suficiente, mas é preciso ser o melhor e entender exatamente o que seu público-alvo necessita e deseja”, recomenda.

De acordo com Troes, se o seu negócio é abraçado com garra, paixão, determinação e energia positiva, baseado num planejamento com objetivos e metas, o resto é arregaçar as mangas e ir à luta.

“O grande segredo do sucesso de uma companhia é o capital humano. Se a empresa é estruturada e composta por uma equipe motivada, empenhada e por fornecedores de boa qualidade e comprometidos, garanto que a jornada será mais leve, mas não fácil. É um trabalho desafiador que exige muito planejamento, monitoramento e controle de resultados, mas afinal cuidar de seu próprio negócio é isso. Empreender é se desafiar a cada dia, a cada momento e ter uma solução para tudo. Na Canadá Intercâmbio temos uma equipe própria e treinada, fatores fundamentais para o desempenho e o crescimento da empresa”, comenta.

Mas ela faz um alerta para os futuros empreendedores e estudantes. Hoje, o inglês é extremamente fundamental para realizar qualquer negócio, investimento ou conseguir um emprego no Canadá (além de ser qualificado e ter sua profissão reconhecida no país). Mais informações sobre imigração, acesse o site https://www.canadaintercambio.com/imigracao

Uma mulher reconhecida duas vezes no Canadá – Além de ser formada em Magistério, Rosa graduou-se em Administração pela Universidade Caxias do Sul e pós-graduada em Marketing pela ESPM de Porto Alegre. Em 2014 e 2016, Rosa foi ganhadora do prêmio TOP W100 (produzido pela PROFIT Magazine, Canadian Business e Chatelaine), como uma das principais empreendedoras do Canadá. A escolha das selecionadas foi baseada em diversos fatores como faturamento, taxa de crescimento da empresa e relevância social. De acordo com Rosa, o objetivo da premiação é fomentar o empreendedorismo feminino no país.

Em 2018, a Canadá Intercâmbio faturou CAD$ 5 milhões e a perspectiva para este ano é crescer 20% em vendas.

Sobre a Canada Intercambio – Maior agência de intercâmbio e imigração para o Canadá operando no Brasil. Líder em educação e imigração para o Canadá, é uma empresa canadense fundada por brasileiros e para brasileiros, com o objetivo de orientá-los, acompanhá-los e fazer da sua experiência no país um momento incrível. Com matriz na cidade de Vancouver e outra unidade de atendimento ao aluno em Toronto, a Canada Intercambio conta com 10 agências espalhadas pelo Brasil e um escritório corporativo no México.

Seus serviços foram reconhecidos em 2017, quando aconteceu a premiação anual PROFIT 500, que avaliou as empresas com crescimento de receita entre os anos de 2011 e 2016 para identificar as empresas canadenses mais dinâmicas e bem-sucedidas. A Canada Intercambio, durante este período de análise da PROFIT, cresceu 625% em vendas. Com este resultado foi classificada em 111° lugar e ainda foi reconhecida com excelência em atendimento ao cliente em 6ª posição. A Canada Intercambio é especializada em atender brasileiros que querem imigrar, estudar, trabalhar ou curtir as férias aprendendo algo novo no país.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Empreendedora brasileira ‘vira’ importante empresária no Canadá"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *